Alunos de Direito da UFBA e da Faculdade Dois de Julho visitam sede do TRT5

A sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) recebeu na tarde desta quarta (17) a visita de um grupo de estudantes de Direito da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Dois de Julho. A visita foi guiada pelos professores Aquiles Mascarenhas e Murilo Carvalho Sampaio de Oliveira, este último juiz auxiliar do Juízo de Conciliação de 2ª Instância (JC2), que recebeu os futuros bacharéis na sala de audiências do JC2, no edifício Ministro Coqueijo Costa, em Nazaré, e falou sobre a vida do jurista que dá nome ao prédio.

Os alunos assistiram a um vídeo sobre a vida artística e jurídica de Coqueijo Costa e conheceram obras musicais e acadêmicas, ouvindo a leitura de um trecho do livro Direito Processual do Trabalho de autoria do ministro.  O magistrado e professor Murilo Oliveira ainda citou a frase impressa na parede da sala: “A conciliação é a justa composição pelas partes, alcançada pela intervenção do juiz” (Coqueijo Costa).

Em seguida, os estudantes visitaram o memorial do TRT5 e acompanharam uma seção de julgamento da 2ª Turma do Tribunal. Os desembargadores Renato Simões, que presidia a sessão, Margareth Costa e Luíza Lomba, explicaram o funcionamento das Turmas e quais ações ali são julgadas. Os visitantes também presenciaram o julgamento de um Recurso Ordinário na 2ª Turma.
Já no auditório do Tribunal Pleno, os alunos assistiram a uma audiência de Dissídio Coletivo com a presença das desembargadoras Maria de Lourdes Linhares, presidente do TRT5; Débora Machado, vice-presidente; Marizete Menezes Corrêa, Margareth Costa, Maria Adna Aguiar; e dos desembargadores Marcos Gurgel e Renato Simões.

O juiz Murilo Sampaio destaca que essa visita aproxima os alunos da Justiça do Trabalho: “A importância da visita foi conhecer o funcionamento do TRT e a história do 'numeroso' Coqueijo Costa”.

 

Secom TRT5 (Fabricio Ferrarez) - 19/10/2018