17º Encontro da Magistratura do TRT-5, que debate “Letramento para a Diversidade”, segue até sexta (12/4)

Na manhã desta segunda-feira (8/4), o presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy, abriu o 17º Encontro da Magistratura Trabalhista da 5ª Região, evento que prossegue até sexta-feira (12). O tema central deste ano é "Letramento para a Diversidade", com enfoque em questões como equidade de gênero, empregabilidade de pessoas com deficiência, direitos da população LGBTQIA+, racismo e outras formas discriminatórias presentes no mercado de trabalho. As atividades estão programadas para ocorrer no cerimonial CEСВА, no Costa Azul.

O encontro, organizado pela Escola Judicial (Ejud-5), tem como novidades, nesta edição, o fato de contar com um eixo temático e ser 100% presencial. Além das palestras e debates habituais, estão previstas outras atividades como espetáculos teatrais, aulas de campo e apresentações musicais.

Na cerimônia de abertura, a diretora da Ejud-5, desembargadora Ana Paola, destacou que o Encontro visa refletir sobre as estruturas discriminatórias enraizadas nas concepções e percepções dos diversos grupos sociais. "Essas estruturas se refletem no mundo do trabalho, contribuindo para uma divisão sexual que limita as mulheres a postos de menor hierarquia e para a precarização do trabalho de pessoas negras (especialmente das mulheres negras)", disse a diretora da Escola.

Por sua vez, o presidente do TRT-5 acrescentou que, além da importância de debater o tema proposto para juízes e juízas do Trabalho, o Encontro também é uma oportunidade para confraternização, troca de experiências e fortalecimento de laços. Ele expressou seus votos por um encontro formativo rico e produtivo para todos os participantes, concluindo com o desejo de que todos saiam do evento mais letrados sobre as questões discutidas. A mesa de abertura contou também com a participação da desembargadora Ivana Magaldi, corregedora do TRT-5, e do juiz Leonardo Landulfo Jorge, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5).

Conferências

Na mesma manhã, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Brandão, realizou a conferência “Equidade de gênero e diversidade no Poder Judiciário: desafios, impactos e transformações”, em uma mesa presidida pelo vice-diretor da Ejud-5, desembargador Edilton Meireles. O ministro destacou como a discussão sobre temas como transgeneridade, mulheres, negritude e deficiência influencia a visão de mundo dos magistrados e a forma como analisam os processos. 

Em seguida, a pesquisadora, escritora e ativista antirracista Winnie Bueno falou sobre “Racismo e branquitude: análise crítica do Direito como fator de perpetuação das desigualdades”, em uma mesa presidida pelo coordenador acadêmico da Ejud-5, juiz Luciano Martinez. Veja a programação completa do Encontro aqui.

Secom TRT-5 (Franklin Carvalho e Renata Carvalho) - 9/4/2024