1ª Vara de Acidentes do Trabalho vai operar com PJe em agosto

 

 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) vai implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) na 1ª Vara de Acidentes do Trabalho de Salvador, no início de agosto. A informação foi divulgada durante treinamento com o Comitê Gestor do PJe e respectivas equipes técnicas sobre o funcionamento do sistema.

 

Será a segunda unidade do TJBA a operar com o programa, criado pelo Conselho Nacional de Justiça para a automação do Poder Judiciário em todo o país. A primeira a ter instalado o sistema digital de processos foi a 13ª Vara de Fazenda Pública, em abril deste ano. Na Bahia, o PJe já é usado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA)  desde 2012.

 

Os membros do Comitê Gestor do PJe – composto pelo Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e procuradorias-gerais do Município de Salvador e do Estado – e suas respectivas equipes técnicas, estão recebendo treinamento para utilizar a ferramenta.

 

A capacitação, realizada nas instalações da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça (Unicorp), aborda as funcionalidades, procedimentos e etapas utilizadas no sistema. Também são realizadas simulação do trâmite de um processo para ilustrar, na prática, como funciona o PJe para cada perfil de usuário, seja ele advogado, promotor, defensor, servidor ou magistrado.

 

"O treinamento destaca a importância do trabalho colaborativo com os demais atores envolvidos", apontou o assessor da Presidência para Assuntos Institucionais, juiz Anderson Bastos. "É uma forma de tornar saudável a transição para o novo e evoluído sistema", completou.

 


Fonte: Ascom TJBA – 18/7/2014