2ª Vara de Simões Filho é destaque em Correição

A desembargadora corregedora regional Dalila Andrade realizou, no dia 03 de Julho de 2019, Correição Ordinária na 2ª Vara do Trabalho de Simões Filho, mostrando-se positivamente impressionada com a excelência dos serviços da unidade.

A Vara, capitaneada pelo juiz titular George Santos Almeida, já havia sido destacada na Correição Geral do TRT5, realizada em 2018 pelo ministro corregedor Lélio Bentes, como a única deste Regional a figurar dentre as 25% melhores do país, segundo os indicadores do iGest. 

O juiz titular, em conjunto com o juiz designado Alvaro Marcos Cordeiro Maia, mantêm regularmente um curto interstício de 30 dias tanto para as audiências iniciais como para as instruções. Os esforços dos magistrados resultam em um percentual de quase 50% de conciliações na fase de conhecimento. Durante a Correição, constatou-se que havia um único processo distribuído em 2016 ainda pendente de julgamento e apenas seis distribuídos em 2017, nessa condição, de sorte que a unidade se encontra perfeitamente alinhada com o cumprimento da Meta 2 do CNJ.

A celeridade e alta produtividade são uma constante da unidade: as minutas de sentenças do juiz titular são prolatadas em um prazo médio de 24h da conclusão e encaminhadas para liquidação antes da publicação. Assim, em 2018, a Vara atingiu um percentual superior a 90% de sentenças líquidas, o que reflete diretamente na celeridade verificada na execução – fase processual em que a unidade mantém uma das menores taxas de congestionamento de todo o Regional.

O diretor de secretaria, Rogério Floriano Pio, apresentou à Correição uma extensa lista de boas práticas, já divulgadas na página da Corregedoria, que abrangem desde procedimentos processuais até aqueles relativos à gestão da Secretaria, os quais muito contribuem para o atingimento do grau de qualidade demonstrado pela unidade.

Fonte: Corregedoria Regional - (atualizado em 19/7/2019)