70 anos da Justiça do Trabalho: Leia artigo da juíza Viviane Faria

Leia a seguir o artigo da juíza Viviane Maria Leite de Faria - titular da 5ª Vara do Trabalho e ex-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5) - sobre os 70 anos do Judiciário Trabalhista na Bahia. O texto foi publicado na edição de ontem (23) do jornal A Tarde.

 

 

 

"A Justiça do Trabalho e seus personagens
 

 

A comemoração dos 70 anos da instalação da Justiça do Trabalho no Brasil nos leva a pensar naqueles que fizeram parte da sua história. Dezoito anos após ingressar na magistratura trabalhista, tenho plena convicção de que a atividade do juiz é uma das mais ricas em lições de vida e oportunidades de realização pessoal. Na história do TRT da Bahia muitos foram os magistrados que contribuíram para que este fosse reconhecido pela sua operosidade. Arrisco-me ao citar alguns nomes, com a certeza de incorrer em omissões. Faço menção ao ícone da magistratura trabalhista baiana, primeiro a galgar o cargo de Ministro e Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Coqueijo Costa. Em seguida, o Ministro Hylo Gurgel passou a integrar aquela Corte, e, atualmente, ali se encontra o atuante Ministro Horácio Sena Pires.

 

Muitos foram os magistrados trabalhistas que acumularam a atividade judicante com o magistério, como Washington Trindade, Pinho Pedreira, Rodrigues Pinto, Antonio Carlos Oliveira, mestres que estarão sempre na memória dos que tiveram o privilégio de serem seus alunos e inspiração para novos magistrados.

 

Magistrados reconhecidos por formarem outros novos, como Rosalvo Torres, Ronald Amorim e Humberto Machado. Magistrados que reverberam o sentimento de gratidão no coração de muitos que hoje compõem o quadro da Justiça do Trabalho da Bahia.

 

Fincados nas nossas memórias pelas suas destacadas atuações, estão Nylson Sepúlveda, Raymundo Figueirôa, José Joaquim de Almeida Netto e tantos outros.

 

As mulheres somam a maioria na magistratura trabalhista baiana, compondo a mesa-diretora, feito iniciado pela primeira presidente Conceição Martinelli, além da precursora na presidência da ANAMATRA, Ilce Carvalho.

 

Nestes 70 anos de existência da Justiça do Trabalho na Bahia, a sua história se confunde com a atuação de honrados magistrados que a compõem, cujo quadro tenho orgulho e a honra de integrar."

 

Ascom TRT5 - 24.05.2011
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.