8ª Caminhada e Corrida Ecológica do TRT-5 mobiliza participantes de diversas instituições

Todos os participantes da Corrida e Caminhada

A 8ª Caminhada e Corrida Ecológica do TRT da Bahia (TRT-5), realizada na manhã deste domingo (23/10) no 19º Batalhão de Caçadores do Exército (19º BC), no bairro do Cabula, foi a primeira edição do evento com participação de público de fora do TRT-5 e considerado um sucesso pelos seus organizadores. Além de trazer uma diversidade maior de participantes das entidades parceiras, inclusive militares do 19º BC, conseguiu difundir o lema da atividade #NãoAoTrabalhoInfantil, arrecadou alimentos, brinquedos e livros infantis e transcorreu sem incidentes, garantindo a integração.

O dia começou com pequenas pancadas de chuva, mas logo o sol predominou. Pessoas de várias idades, inclusive crianças e famílias inteiras compareceram e foram recebidas com um lanche composto de frutas, bolos e sucos. A hidratação foi garantida com vários coolers de água mineral, inclusive dispostos ao longo do trajeto desportivo. Após uma atividade geral de alongamento e aquecimento, foi dada a largada em dois grupos: os participantes da corrida em primeiro e os da caminhada mais atrás. O percurso da prova foi de 5km para a corrida e de 3,5km para a caminhada.

A juíza Marília Sacramento e o subcomandante do 19º BC

A juíza Marília Sacramento, auxiliar da Presidência do Tribunal, comemorou: “A corrida alcançou todos os seus objetivos, com grande adesão e integração, num dia alegre. A paisagem também é bastante agradável e favorece a realização da atividade. Além disso, o 19º BC nos recebeu muito bem e pudemos fazer esta ação que é ao mesmo tempo de conscientização, de beneficência e de saúde”.

Já a juíza Viviane Martins, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, explicou que um dos propósitos deste programa é realizar eventos interinstitucionais a fim de propagar a informação. Daí surgiu a ideia de aproveitar a corrida, uma atividade já consolidada no Tribunal, e ampliá-la com essa finalidade. Ainda segundo a magistrada, algo muito relevante foi que as entidades parceiras colaboraram não só com itens para a corrida (camisas, painel, troféu, etc), mas também com funcionários para o apoio.

Aquecimento dos participantes

O tenente-coronel Luiz Magno Ferro da Silva, subcomandante do Batalhão, disse que a corporação se sente muito satisfeita em abrir as portas para eventos da comunidade, inclusive para apresentar o trabalho de preservação ambiental realizado no local. Segundo ele, este tipo de iniciativa “é salutar tanto para o batalhão quanto para os que chegam”. Por fim citou outras instituições, como a Guarda Municipal, e os Escoteiros, que utilizam a área, e disse que é sempre possível à sociedade civil dispor das instalações, desde que solicitado com tempo hábil para compatibilizar com a rotina da unidade.

Vencedores da corrida:

Vencedores Masculino civis

Categoria Instituições Civis — Masculino

1) Roberto César Macena de Andrade (TRT/Secretaria de Assessoramento Jurídico)

2) Plínio Bonfim (Ministério Público da Bahia)

3) Joelmir Sousa (OAB/BA)

 

Vencedoras Feminino civis

 

Categoria Instituições Civis — Feminino

1) Geruza França (Ministério Público da Bahia)

2) Joanna Marques (TRT/Convidada)

3) Valdelice Brito (TRT/29ª VT)

Vencedores militares

Categoria Militar

1) David Fergon Gonçalves (tenente)

2) Joan Gomes (soldado)

3) Nilson de Jesus Oliveira (aspirante)

 

Instituições parceiras

O evento, que contou com 206 inscrições, é promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do Tribunal e pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT5, com apoio da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 5ª Região (Amatra5), Programa Trabalho Seguro do TRT5, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (Fetipa), Superintendência Regional do Trabalho/BA (SRT-BA), Ministério Público do Estado da Bahia/BA (MP-BA), Agenda Bahia do Trabalho Decente e Estado da Bahia, Ministério Público do Trabalho (MPT), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait DS Bahia) , 19º Batalhão de Caçadores do Exército e Vitalmed.

Doações

As doações arrecadadas serão revertidas à Fundação Lar Harmonia, organização da sociedade civil que conta com creche para atendimento gratuito de crianças de 2 a 12 anos de idade, além de fornecer cestas básicas, mensalmente, a 200 famílias da Baixa do Tubo, Coqueirinho e Bairro da Paz.

Secom (Franklin Carvalho) - 24/10/2022