ABAT tem nova sede no Comércio

 

Os membros da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT) já têm à sua disposição a nova sede da entidade, situada no 1º andar do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, e com uma bela sala de apoio finamente decorada pelos arquitetos Lúcia Cristina e Rivaleno Costa. No local, além da convivência e da troca de informações, os profissionais contarão com serviços de cópias, cantina e quatro computadores.

 

A mudança da antiga sede, que ficava no 8º andar do mesmo prédio, representa maior comodidade aos associados, e foi saudada com entusiasmo pelas autoridades presentes à inauguração do novo ambiente, ocorrida na tarde de ontem.

 

O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, que já atuou como advogado trabalhista e é membro fundador da Associação, lembrou que a conquista do novo espaço muito se deve à atuação do ex-presidente da entidade, Antônio Menezes, pelo seu esforço e dedicação à causa destes profissionais. Além disso, o magistrado também destacou o papel dos advogados trabalhistas na efetivação da Justiça.

 

Falando em seguida, o presidente da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil, Saul Quadros, rememorou como a advocacia trabalhista deixou de ser um ramo discriminado no exercício da profissão e a contribuição dada por Orlando Gomes, Antônio Carlos Oliveira e outros nomes no reconhecimento da atividade. Também ressaltou a parceria permanente entre a OAB e a ABAT e convocou os presentes a continuarem lutando pela dignidade profissional.

 

Orlando e Pinho  - O 1º secretário da ABAT, Carlos Tourinho, saudou os colegas e explicou a escolha do nome de Orlando Gomes para intitular a nova sede, destacando também a presença, na oportunidade, do diretor da Fundação Orlando Gomes, Márcio Gomes, filho do mestre do Direito.

 

Para finalizar, o primeiro presidente da ABAT, Hélbio Palmeira, lembrou o ano de 1976, quando os advogados trabalhistas se articulavam em defesa de condições dignas para o exercício da profissão, e o então presidente do TRT5, Juiz Pinho Pedreira, incentivou a criação da entidade. Palmeira repassou ao desembargador Roberto Pessoa cópia do Ato Constitutivo da Associação, firmado por destacados profissionais da militância trabalhista, e o magistrado prometeu encaminhá-lo para incorporação ao Memorial do Tribunal.

 

Magda Teixeira - A presidente da ABAT, Magda Teixeira, saudou os associados no auditório do fórum do Comércio, durante a exposição sobre pesquisa de jurisprudência no site do TRT5, que o desembargador Cláudio Brandão realizou em seguida. Muito emocionada, ela agradeceu o apoio do presidente do TRT5 e dos seus colegas de diretoria para a realização da nova conquista dos advogados trabalhistas.

 

A cerimônia de inauguração contou também com as presenças do corregedor do TRT5, desembargador Gustavo Lanat, e do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juiz Gilmar Carneiro. A nova sede da ABAT, que exibe uma mostra de obras em cerâmica da artista plástica Emilia Penna, funciona das 8 às 18 horas. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.abat.org.br.

(ASCOM/TRT - 18.10.2007)