Abrat encaminha ao ministro Tarso Genro nota de apoio à indicação de Cláudio Brandão

Brasília/DF, 15 de setembro de 2007.

  Excelentíssimo Senhor Ministro

       A ABRAT- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADVOGADOS TRABALHISTAS, sediada nessa Capital Federal, por seu Presidente, manifesta seu apoio institucional à indicação do Desembargador Federal do Trabalho Cláudio Mascarenhas Brandão, para integrar o TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO (TST).

      O Dr. Cláudio Brandão que integra lista dentre os nomes mais votados pelo Plenário do TST, é Desembargador Federal integrante do TRT da 5ª Região, que além de brilhante atuação como magistrado na 1ª. e 2ª. instâncias, é autor de diversas obras jurídicas, livros e artigos, com foco primordial na saúde do trabalhador, autor da festejada obra "Acidente do Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador", editado pela LTR, em sua segunda edição, destacando-se ainda no magistério superior, o que mereceu reconhecimento da comunidade universitária com a paraninfia de diversas turmas.

      Ocupou diversos cargos, nacionais e locais, no movimento associativo da magistratura, em especial dos juízes do trabalho brasileiros, contribuindo para o seu fortalecimento e para a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade civil.

      Dentre outros, foi Vice-Presidente de Atividades Legislativas e Diretor de Informática da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA. Atualmente, é membro voluntário da Coordenação Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania  da ANAMATRA, movimento que elaborou a Cartilha do Trabalhador, instrumento importante de esclarecimento dos direitos sociais à classe trabalhadora.

     No âmbito estadual, foi Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região -AMATRA 5 nos biênios 1989/1991 e 1993/1995, Diretor Cultural da referida entidade no biênio 1991/1993, e, finalmente, ocupou por duas vezes o cargo de Presidente nos biênios 1993/1995 e 1999/2001, sempre exercendo profícua e engajada gestão, guindado ao cargo na condição de candidato único.

       Trata-se de notável jurista e doutrinador sensível com as causas que envolvem os direitos humanos, sociais, trabalhistas e previdenciários, razão porque a sociedade sempre encontrou nele amparo na defesa da erradicação do trabalho infantil, trabalho escravo e, em geral, contra todas as formas e condições de degradação do trabalho humano.

     Deve ser registrado que o Desembargador Cláudio Brandão tem espírito associativo, aglomerador, o que o tornou, de forma espontânea e natural, um líder entre seus pares, um dos magistrados mais estimados, entre os seus pares no TRT da 5ª Região e reputadíssimo dentre os demais magistrados da Justiça do Trabalho em todo o Brasil. Sempre que convidado está presente nas atividades da ABRAT, como também da ANAMATRA e da ANPT, demonstrando sua vocação de estar junto aos movimentos em defesa dos interesses sociais.

      ABRAT está convencida de que, ao fazer essa indicação, contribui com o direito e o Judiciário pelas qualidades morais e intelectuais do indicado.

  
LUIZ SALVADOR
      Presidente