Ação Global: magistrados e servidores da Justiça orientam a população

 

Esclarecimentos sobre Direito do Trabalho, informações sobre processos na Justiça, sensibilização para o combate ao trabalho infantil e para a prevenção de acidentes. Estas foram algumas orientações dadas pelos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho que participaram neste sábado (21) do Dia de Ação Global de Cidadania, no Sesi de Piatã, em Salvador. Numa parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) e a Amatra5 foi montado, pelo segundo ano consecutivo, um stand no evento.



A  presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, esteve presente no stand, dando apoio à iniciativa. ''Estamos aqui servindo à sociedade, cumprindo um dos ditames constitucionais, que é garantir o acesso da população aos serviços da Justiça'', disse a presidente, acrescentando que com essa ação, a Justiça do Trabalho fica mais perto do cidadão.

 

A presidente da Amatra5, juíza Rosemeire Fernandes, participou na orientação ao cidadão e na distribuição de cartilhas sobre os direitos dos trabalhadores. ''Somos muito procurados sobre situações de violação de direitos e também sobre o andamento de processos na Justiça do Trabalho'', disse a magistrada, destacando também a importância dessa iniciativa para aproximar o juiz da comunidade. ''É importante sair do gabinete e realizar esse tipo de ação, que leva informação ao cidadão para que ele conheça seus direitos e evite a precarização do trabalho''. 

 

O metalúrgico desempregado Felipe Santos de Souza, 21 anos, esteve no stand para tirar suas dúvidas. Ele contou que trabalhou durante cinco anos em uma empresa de Simões Filho, que não assinou sua carteira de trabalho. Quando saiu, há seis meses, afirma que não recebeu férias e 13º salário e foi buscar informações sobre o que poderia fazer para receber o que tem direito por lei. ''Acho muito importante ter esse tipo de serviço para orientar um trabalhador como eu, que, de outra forma, não teria como se informar'', disse o jovem.

 

As juízas Soraya Gesteira, Edlamar Cerqueira, Silvia Isabelle e Viviane Leite também participaram da iniciativa, assim como servidores da Coordenadoria de Projetos Especiais e do Núcleo de Informação e Acompanhamento Processual.

 

Secom TRT5 (com informações da Amatra5) - 23/5/2016