Ação no TRT/BA recolhe brinquedos para crianças surdas da Apada-Bahia

foto: Divulvação

 

A partir desta terça-feira (3), a Coordenadoria de Projetos Especiais do TRT5 inicia uma ação de solidariedade em apoio à Campanha de Natal da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada-Bahia). Com o tema ''Seja um Amigo Presente'', a entidade sem fins lucrativos parceira do TRT da Bahia estará recolhendo, até o próximo dia 18, brinquedos e outras doações para crianças com deficiência auditiva atendidas pela entidade.

 

Duas árvores de Natal ficarão expostas nas dependências do Tribunal - uma no térreo do Edifício Ministro Coqueijo e outra no térreo do Fórum do Comércio - com fotos de 23 crianças com idades de 3 a 12 anos. Quem desejar colaborar com a campanha deve escolher uma ou mais fotos da árvore, comprar os presentes e entregá-los na Administração do Fórum do Comércio, situada no 3º andar daquele prédio, ou na Coordenadoria de Projetos Especiais, que fica no 5º andar do Edifício Presidente Médici (sede administrativa), em Nazaré.

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL - No I Encontro de Acessibilidade do TRT5, que acontece nesta terça-feira na sede do Tribunal, em Nazaré, a banda de percussão Batuque de Surdo (foto), que é formada por onze jovens surdos de 12 a 18 anos, fará uma apresentação para os presentes. O grupo foi criado há quatro anos pela Apada para ensinar noções de ritmo e teoria musical em aulas realizadas no contraturno da escola, e é coordenado por Charlina Araújo, formada em Música, e Thalita Araújo, pedagoga especializada na Linguagem Brasileira de Sinais.

 

PARCERIA - A parceria do TRT da Bahia com a Apada foi formalizada em agosto de 2012, através de um convênio que possibilitou a contratação, inicialmente, de 25 profissionais com deficiência auditiva. Eles prestam serviços ao Setor de Digitalização, vinculado à Secretaria de Coordenação Judiciária de 2ª Instância. O trabalho desenvolvido ao longo desses 15 meses deu certo, pois o TRT baiano tem servido de modelo para outros órgãos - como UFBA e Procuradoria do Governo do Estado, por exemplo -, que já visitaram o setor para conhecer a dinâmica do trabalho e o exemplo de inclusão social e inserção no mercado proporcionado pela iniciativa.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 03/12/2013 (Com informações e foto da Agência Bairro-Escola Rio Vermelho)