Acessibilidade: servidor do TRT5 tem experiência inédita na Serra da Canastra

Casal de cegos na Serra da Canastra (Foto: Elmo Brancatto/Divulgação)

 

 

O site da TV Integração, transmissora da Rede Globo na região de São Roque de Minas (MG), destacou que o Parque Nacional da Serra da Canastra inovou na acessibilidade e permitiu pela primeira vez a entrada de um cão-guia, o labrador Porsche, do casal de cegos Marcelo Monteiro, de 37 anos, servidor do TRT5-BA, e Luzia Mascarenhas, de 34 anos (foto). A reportagem detalha a experiência do ponto de vista dos visitantes, que aproveitaram bastante o contato com o ambiente. Veja a seguir um resumo ou clique no link para ler a matéria completa:

 

 

Pela 1ª vez, Serra da Canastra recebe visita de casal de cegos com cão-guia

 

O Parque Nacional da Serra da Canastra em São Roque de Minas permitiu pela primeira vez a entrada de um cão no local, no último fim de semana. O labrador Porsche é o cão-guia do casal de cegos Marcelo Monteiro, de 37 anos, e Luzia Mascarenhas, de 34 anos. Os dois saíram de Salvador (BA) para visitar a região em busca de contato com a natureza.

 

Em entrevista à TV Integração, afiliada da Globo, Marcelo descreveu cada oportunidade como dádiva. "O nosso desejo em visitar a Serra da Canastra ocorreu por dois motivos. Primeiro porque queríamos conhecer as cachoeiras e trilhas, ter contato com a natureza, pois a energia que a natureza transmite não tem preço. Segundo, porque Luzia adora banhos de rio e fazê-la feliz é minha responsabilidade", contou.

 

O guia turístico Elmo Brancatto, disse que nunca havia feito uma trilha ou guiado cegos e que tudo que viveu em dois dias com o casal foi um presente. "Inicialmente fiquei me perguntando como guiaria um casal que não enxerga por um passeio que é tão visual. Fiquei sem reação e realmente foi um presente esses momentos com eles, ver a felicidade e prazer em realizar coisas simples", narrou.

 

Marcelo e Luiza estão juntos há três meses e a falta de visão nunca os impediu de fazer as viagens. Além disso,  Porsche, que acompanha Marcelo há seis anos, foi treinado pela Associação Brasiliense de Ações Humanitárias, e ajuda-o a chegar no trabalho, participar de campeonatos de natação e corrida e a fazer outras atividades do dia a dia.

 

Secom TRT5 (Com informações e foto do G1) - 5/7/2016