Acordo de R$ 14 milhões beneficia 165 trabalhadores de indústria de celulose

foto: Ascom TRT5

 

O Juízo de Conciliação de Segunda Instância (JC2) do TRT da Bahia homologou na tarde da última quarta-feira (19) um acordo no valor de R$ 14 milhões, envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose (Sindicelpa) e a Suzano Papel e Celulose, indústria de celulose do município de Mucuri, no extremo sul do Estado. Mediada pelo juiz do JC2 Murilo Carvalho Oliveira, a conciliação vai beneficiar 165 trabalhadores de uma ação que já tramita há mais de 14 anos na Justiça.

 

A dívida da Suzano com os operários será paga em até 20 dias, contados da assinatura do acordo, através do próprio sindicato, mediante emissão de cheques nominais a cada um dos trabalhadores contemplados. O acordo quita os adicionais de insalubridade e periculosidade, conseguidos pelos empregados em decisões favoráveis do próprio processo. Aqueles que se encontram trabalhando na mesma empresa receberão a parcela no próprio contracheque daqui para frente.

 

De acordo com o juiz Murilo Oliveira, a conciliação contempla apenas parte dos trabalhadores - 181 empregados apresentados pelo sindicato -, prosseguindo assim o julgamento do recurso feito pela  empresa perante o Tribunal Superior do Trabalho. ''O resultado deste julgamento em Brasília valerá  para aqueles que não fizeram o acordo'', salientou o magistrado, lembrando que outros trabalhadores poderiam ter sido contemplados pela negociação, mas um não concordou com a proposta e 15 não foram localizados.

 

Segundo informações do Sindicelpa, a consulta aos empregados contemplados pelo acordo foi amplamente divulgada, tanto por meio de editais publicados no Diário Eletrônico e no jornal A Tarde, quanto por plantão informativo nas sede e subsedes do sindicato, mas nem todos foram localizados.

 

foto: DivulgaçãoSUZANO - Presente em mais de 80 países, a Suzano Papel e Celulose (foto) é a segunda maior produtora global de celulose de eucalipto e líder regional no mercado de papel na América Latina, com sede em Salvador-Ba. Os principais produtos da companhia são celulose de eucalipto, papéis para imprimir e escrever (revestidos e não revestidos) e papel cartão. Em Mucuri, sul da Bahia, está a maior unidade integrada produtora de papel e celulose do Brasil. As outras quatro fábricas estão nas cidades de Embu, Suzano, Limeira e Rio Verde, em São Paulo.

 

(0143400-76.1997.5.05.0531 RT)

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 21.10.2011
Não lave o carro com mangueira. Com o balde você poupa água e economiza na conta.