Advogados aprovam nova forma de pesquisar jurisprudência

 

Os advogados filiados à Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT) demonstraram grande entusiasmo com a nova forma de pesquisa de jurisprudência no site do TRT5, que conheceram na tarde da última quarta-feira, no auditório do Comércio. Além de ficarem convencidos da funcionalidade da nova sistemática, profissionais de diversos escritórios aplaudiram a possibilidade de acessarem facilmente todos os acórdãos produzidos pelo Regional desde 2001, o que representa um importante acervo para pesquisa.


A apresentação da ferramenta de pesquisa, que aconteceu  logo após a inauguração da nova sede da ABAT, também no fórum do Comércio, ficou a cargo do presidente da Comissão de Informática do TRT5, desembargador Cláudio Brandão (foto), e contou com as presenças do presidente e do corregedor do Tribunal, desembargadores Roberto Pessoa e Gustavo Lanat. Algumas dúvidas foram levantadas pela platéia, mas o expositor, além de detalhar tecnicamente o projeto, mostrou a facilidade de manuseio do sistema.


Agora, o usuário, além das três opções de localização dos acórdãos já conhecidas (por texto, por processo e por número), poderá realizar buscas por conjunto de palavras, por frases exatas, pelo nome do desembargador ou do juiz que estava substituindo ou por ano do acórdão. A ferramenta, que é acessada clicando-se no mesmo link utilizado anteriormente (Acórdãos, na página inicial do site), é resultado de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Informática (S.I.) a partir de sistema semelhante do Superior Tribunal de Justiça.


Ao encerrar a demonstração, o presidente do Tribunal chamou a atenção dos advogados para a importância de se obter uma certificação digital face às novidades da informatização do judiciário. Ele também ressaltou a qualidade da produção jurídica dos magistrados da Casa, cujo teor já pode ser mais facilmente pesquisado. (Ascom TRT5 - 19.10.2007)