Amatra 5 capacita professores em Itapetinga e Porto Seguro

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5) pretende capacitar os professores da rede pública de Itapetinga, município  do centro-sul do estado, para que tenham noções básicas sobre direitos e garantias fundamentais e possam transmiti-los aos seus alunos. Já em Porto Seguro, no sul da Bahia, sob a coordenação da juíza titular da Vara do Trabalho, Andréa Schwarz, o Programa Trabalho Justiça e Cidadania  visita 44 escolas de 12 a 19 de agosto, reapresentando o programa para os educadores.

 

Em Itapetinga, onde o PTJC se inicia, será promovido nos dias 10, 11 e 12 de setembro, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, o I Seminário de Capacitação de Multiplicadores do Programa. O evento, dirigido a professores do ensino médio regular e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), contará com palestras sobre Direito do Trabalho, do Consumidor e Previdenciário, Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre a Lei Maria da Penha. Os educadores podem se inscrever por meio da Secretaria Municipal de Educação, gratuitamente.


De acordo com a juíza Rosemeire Fernandes, titular da Vara do Trabalho de Itapetinga, oito escolas vão participar do projeto, abrangendo cerca de 300 professores e beneficiando seis mil alunos. ¿Pretendemos, com este treinamento, capacitar os professores para que possam levar para sala de aula orientações aos estudantes que já estão no mercado de trabalho ou que estão prestes a ingressar nele¿, comenta a juíza Rosemeire, que coordena as ações no município juntamente com o seu juiz auxiliar Raphael Viga.


Além do seminário, a atuação do PTJC em Itapetinga se divide em mais quatro etapas: visita às escolas para tirar dúvidas; visita dos estudantes à Vara do Trabalho local; apresentação artística dos alunos na escola sobre o que foi aprendido; distribuição da cartilha do trabalhador para professores e estudantes.

 

Ascom TRT5 ¿ 29.07.2009