Aniversário da biblioteca lança Clube do Livro e do DVD

foto: Ascom TRT5

 

''Por trás daquele talento, se escondia uma alma muita tenra, capaz de sorrir, perdoar e chorar pelos amigos'', declarou a viúva do ministro Coqueijo Costa, Aydil Leite Coqueijo Costa, em evento de comemoração dos 31 anos da biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, que leva o nome do magistrado baiano. O evento foi marcado pela emoção e alegria, nesta terça-feira (24), no TRT da Bahia, com a criação do Clube do Livro e do DVD.

 

Além da presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, e da vice-presidente, desembargadora Yara Trindade, o evento contou com a presença do ex-presidente do Tribunal, desembargador Ronald Amorim e Souza, da viúva do ministro Coqueijo Costa, Aydil Leite Coqueijo Costa, da neta, juíza Marúcia Costa Belov, da presidente da Amatra5, juíza Ana Cláudia Scavuzzi, de magistrados aposentados, juízes e servidores.

 

foto: Ascom TRT5O Clube do Livro teve como primeira sócia a presidente Vânia Chaves, seguida da viúva do homenageado, Aydil Leite Coqueijo Costa, e do desembargador Ronald Amorim e Souza  Segundo a presidente, a iniciativa busca promover a circulação de livros diversos no tribunal, como ocorre no movimento internacional denominado Crossing book, em que o livro é lido e devolvido. ''Espero que o nosso Clube do Livro tenha muitas janelas e que estejam todas abertas'', citando o Padre Velasco, em Os Livros São Janelas. ''Que muitos livros circulem aqui em nosso Tribunal, difundindo conhecimento, trazendo enlevo, distração, arejando as nossas mentes e corações tão acarretados de compromissos e responsabilidades'', apontou a presidente.

 

O desembargador Ronald Amorim e Souza contou histórias do homenageado Coqueijo Costa, lembrando que ele esteve à frente do Teatro Castro Alves e da Associação Atlética da Bahia, no seu auge. O ministro foi denominado pelo desembargador como um homem generoso, extremamente talentoso e inusitado, pois sempre trazia uma novidade. O desembargador Ronald disse ainda que o amigo, enquanto ministro do TST, fazia questão de buscar pessoalmente os colegas baianos que chegavam à capital do país. Sobre o Clube do Livro, o ex-presidente disse estar feliz com o crescimento da biblioteca, ''atendendo melhor a sua finalidade de preparar magistrados, servidores e estudantes''.

 

Aydil Leite Coqueijo Costa ressaltou que ''a presença física não é a mais importante neste momento, mas o afeto que se sobrepõe ao tempo'', lembrando, ainda, a dedicação e amor de Coqueijo pelo Direito, pela natureza e pela música. ''Vou doar agora os DVDs produzidos por ele e com outros artistas interpretando músicas dele'', afirmou. A neta de Coqueijo Costa, a juíza Marúcia Costa, lembrou a infância rodeada de artistas na casa do avô, como Jorge Amado, Vinícius de Morais, e contou que ele media com uma fita métrica a pilha de processos em que trabalhava aos domingos. ''Nossa família se sente honrada com esta homenagem'', concluiu.

 

foto: Ascom TRT5

 

O evento, apresentado pelo assessor de Projetos Especiais, José Medrado, foi marcado pela descontração e contou com a presença de todos os servidores lotados na biblioteca (foto). Ao final, uma surpresa, três poemas de Viviane Mosé: "Revelação", "E você?" e "Receita pra lavar palavra suja",  interpretados pela servidora Flavia Côrtes.

 

Ascom TRT5 (Léa Paula) - 25.7.2012