Após intervenção do TRT5, greve de terceirizados da Petrobras chega ao fim

 

A greve dos trabalhadores da Elfe Soluções em Serviços Ltda., uma empresa que presta serviços de manutenção no campo da Petrobras em Dias D'Ávila, foi encerrada após liminar expedida pela presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, determinando a manutenção em atividade de 50% de todo o contingente de trabalhadores, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O retorno ao trabalho ocorreu na última segunda-feira (16) e nesta terça-feira, durante audiência realizada pela manhã, na Seção de Dissídios Coletivos (Sedi) do Tribunal, foi homologada a desistência do Dissídio ajuizado pela empresa.

 

Embora a greve envolvesse aproximadamente 70 trabalhadores da Elfe, os impactos se projetavam na Petrobras, paralisando o trabalho de cerca de 200 funcionários da petrolífera. O movimento paredista ocorreu no mês de novembro, em dois períodos que totalizaram 11 dias, e voltou a acontecer no último dia 9. No dia 12 passado, a presidente do TRT5 expediu liminar considerando a atividade como essencial.  O sindicato dos trabalhadores foi notificado no dia 13, suspendendo a greve.

 

Na audiência ocorrida hoje (17/1), a empresa requereu a desistência do dissídio coletivo, com o compromisso de o sindicato dos trabalhadores (STIM - Dias D'Ávila e Região - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Siderúrgicas, Mecânicas)  não realizar mais paralisações sem a ocorrência de fato novo. A presidente do Tribunal parabenizou as partes pelo fim da greve.

 

Ascom TRT5 - 17.01.2012