Área de tecnologia do TRT5 tem balanço positivo em 2010

Reunião da Comissão de Informática do TRT5

 


O Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) aprovou por unanimidade o Planejamento Estratégico da Secretaria de Informática (SI), atendendo a resolução nº 99/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa é a primeira vez que a SI tem suas ações aprovadas pela Mesa Diretora do Regional.

 

A medida objetiva atender às demandas de alinhamento do Poder Judiciário e as necessidades específicas do TRT5 em busca da excelência dos serviços e soluções. O planejamento contempla mais quatro anos, garantindo a continuidade administrativa, independentemente das alternâncias de gestores.

 

Na última reunião da Comissão de Informática do Tribunal, que aconteceu em novembro, foi feito um balanço das novidades implantadas no setor durante o primeiro ano de gestão da desembargadora Ana Lúcia Bezerra. Entre os destaques, foram relacionados o Diário Eletrônico, o malote digital, a numeração única, a pauta eletrônica, a telefonia de Voz sobre IP (VoIP), a ampliação da velocidade e de pontos da rede interna no interior, a assinatura digital de documentos no Samp (sistema de acompanhamento de processo), o comprovante de rendimentos on-line e o quadro eletrônico de peritos.

 

Outra ação importante em andamento é a atualização do parque de informática do TRT5, que permitirá um avanço de 30% para 70% na atualização dos micros até o ano de 2011. A distribuição dos equipamentos já se iniciou pelas Varas do Trabalho de forma a priorizar mais uma vez a área fim da instituição. Serão entregues cinco microcomputadores e duas impressoras a todas as unidades do Tribunal, tanto em Salvador, quanto no interior.

 

De acordo com a Secretaria de Informática, para que as melhorias se tornassem possíveis foi necessário um grande investimento no quadro de pessoal na área de tecnologia de informação (TI).  Durante o último ano, houve um aumento de mais de 100% no número de servidores na SI. 

 

LINK - Como ponto negativo, a Comissão discutiu a limitação das varas do interior em utilizar alguns serviços em virtude da baixa velocidade do link de comunicação com a capital. A SI ressalta, no entanto, que o fornecimento desse serviço, oferecido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, deve melhorar, já que pode haver aprovação da ampliação para este ano.


   
A Comissão de Informática, presidida pelo desembargador Cláudio Brandão, é formada pelo juiz André Neves, pelo diretor-geral do TRT5, Edivaldo Santana, pela diretora da SI, Cláudia Jorge, e por representantes das secretarias da Corregedoria Regional, das Coordenações Judiciárias da 2ª e da 1ª Instância, da Assessoria de Comunicação e da Comissão do Sistema de Acompanhamento de Processos (Samp). O grupo se reunirá novamente no dia 17 de dezembro para estipular novas metas para o próximo ano.


Ascom TRT5 - 7.12.2010
Poupe energia: economize até 80% usando lâmpadas fluorescentes.