Ascom do TRT-BA integra Comitê Nacional de Comunicação Social

A Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social (Ascom) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) integra agora o Comitê Nacional de Comunicação Social do Judiciário, representada pela jornalista e assessora de comunicação social Léa Paula Coury. O primeiro encontro da nova composição do Comitê ocorre nesta segunda-feira (9), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.

 

A designação do TRT baiano para compor o Comitê foi feita pelo CNJ, através da Portaria nº 79/2012, publicada no último dia 11 de junho. Além do TRT5, o Comitê é composto pelos secretários de comunicação do CNJ, CSJT, Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais de Justiça do Estado da Bahia, do Rio de Janeiro, Rio de Grande do Sul e Para, TJDF, Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

 

O objetivo do Comitê Nacional de Comunicação é assessorar a Comissão de Assuntos Interinstitucionais e de Comunicação e o plenário do CNJ na definição de parâmetros e procedimentos relacionados com ações de Comunicação Social, em conformidade com a Resolução nº 85/2009, do CNJ, que dispõe sobre a comunicação social no âmbito do Poder Judiciário. ''A ideia é alinhar as estratégias de comunicação de todo o Judiciário, definindo as diretrizes de atuação dos órgãos, mediante o olhar da comunicação social'', afirma a diretora da Ascom do TRT5, Léa Coury.

 

A comunicação social no âmbito do TRT5 atua como elo de aproximação entre o Judiciário e a sociedade, além de fomentar o bom relacionamento interno, o que se observa em projetos como Trabalho Seguro, Semana Nacional da Execução Trabalhista, parceria com a Rádio Metrópole e tantos outros que estão ao alcance da sociedade. Esses e outros projetos desenvolvidos nos últimos anos pelo TRT contaram com a participação ativa da Assessoria de Comunicação dos tribunais, não apenas na divulgação, mas também na articulação estratégica para a agenda da imprensa.

 

DECISÕES - Para tentar fornecer à sociedade mais informações sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho, bem como das leis trabalhistas, a Presidência e a Corregedoria do TRT5 publicaram, no início de maio, a Recomendação Conjunta nº 3/2012. A medida segue os parâmetros da Resolução nº 90/2009, do CNJ, e a de nº 80/2011, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com o objetivo de dar mais publicidade às decisões judiciais. Assim, juízes e desembargadores do TRT baiano são incentivados a selecionar os casos mais interessantes e relevantes para a população e encaminhá-los à Ascom, para serem transformados em notícias e divulgados no portal do Tribunal.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 9.7.2012