Assessores discutem comunicação no Judiciário Trabalhista

 

Representantes de todas as assessorias de comunicação dos Tribunais do Trabalho aproveitaram a ocasião do Encontro Nacional da Rádio e TV Justiça, que ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília, para elaborarem uma Política Nacional de Comunicação Social para o Judiciário Trabalhista. As assessorias pretendem conseguir o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para a implantação dessa política.

 

Segundo Sandro Chagas, chefe de seção do Núcleo de Vídeo da Assessoria de Comunicação do TRT5, que representou o regional no Encontro, essa Política Nacional terá o objetivo de fazer com que as assessorias passem a ser vistas não apenas como uma atividade meio, ou seja, voltadas exclusivamente para servidores e magistrados da instituição. Como as assessorias têm a função de informar à sociedade, garantindo a transparência aos atos do Judiciário, espera-se que elas sejam vistas como extensão da atividade fim e recebam, assim, a atenção cabível dos órgãos superiores.

 

Dentre os pontos discutidos na reunião estiveram a padronização das assessorias com a intenção de assegurar uma estrutura mínima de funcionamento; a definição de uma linha de atuação; a garantia de um padrão de produção; o treinamento profissional; a contratação de pessoal; a compra de equipamentos e a implantação de uma política de releases. Para Sandro, com a instituição dessa Política Nacional as assessorias poderão se preparar para os canais de veiculação digitais que serão disputados pelos órgãos públicos. ¿Precisamos de mais colaboradores e de uma boa preparação da equipe para garantirmos uma maior riqueza na programação¿, disse ele.

 

PARTE TÉCNICA - O Encontro Nacional da Rádio e TV Justiça reuniu cerca de 200 profissionais de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público e associações de todo país para debaterem sobre a busca do aperfeiçoamento na programação das emissoras e teve como objetivo aproximar e capacitar os diversos parceiros do país, melhorando a qualificação profissional de cada um deles.

Durante o encontro houve seminários, nos quais foram discutidos assuntos como a qualidade dos programas do ponto de vista técnico, os detalhes desde a captação até a exibição, e dicas sobre como melhorar acústica, iluminação, edição, entre outros e workshops diversos como os de produção de texto, consultoria de imagem, maquiagem e locução.

 

A TV Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF), na intenção de melhorar o relacionamento com os seus parceiros, possui agora um fórum de discussão on-line que funcionará como uma ferramenta para que os parceiros da TV espalhados pelo país possam se comunicar, o que proporcionará uma diversificação na origem das pautas, integração das equipes envolvidas e o registro das informações que poderão ser consultadas nos arquivos do fórum, além de evitar a repetição de assuntos nos programas que acontece devido à produção independente de cada parceiro.

 

Conbrascom

 

A Comissão do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) anunciou para os participantes a realização do 3º Congresso Brasileiro de Comunicação (Conbrascom) que acontecerá no estado do Espírito Santo (ES), em novembro de 2007. A Comissão aproveitou a oportunidade para discutir o prêmio de comunicação cujo vencedor será conhecido na ocasião. O objetivo da premiação é dar visibilidade às ações de comunicação pública do Poder Judiciário.