Balanço do cadastro para a CNDT marca abertura do ano no TRT da Bahia

Um balanço do recente trabalho no TRT da Bahia para cadastrar devedores com vistas à expedição da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) marcou a primeira sessão do ano do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), realizada na tarde desta segunda-feira (9), no Tribunal Pleno, em Nazaré. A presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, apresentou um panorama dos trabalhos realizados durante os dias de mutirão, e desejou à comunidade do TRT baiano um Ano Novo de paz, saúde, sucesso e trabalho.

 

Ao todo, as 88 Varas do Trabalho do Estado cadastraram, desde o dia 8 de novembro do ano passado, 159.885 registros de dívidas no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT) do Tribunal Superior do Trabalho (TST), após minucioso trabalho de vistoria e análise dos processos em fase de execução. A CNDT, que já pode ser requerida via internet em todo o país desde o último dia 4, a partir de agora será exigida das empresas que desejam participar em contratos com a administração pública.

 

A presidente do Tribunal agradeceu o empenho de magistrados e servidores de varas, gabinetes e unidades administrativas na realização do cadastro de devedores, atividade que extrapolou o horário convencional de trabalho, entrando por fins de semana, feriados e até mesmo pelo recesso de fim de ano. Além disso, uma equipe do gabinete da Presidência trabalhou junto ao plantão judiciário, atendendo demandas de empresas interessadas em regularizar a situação perante a Justiça do Trabalho. ''Foi um trabalho árduo, mas de grandes resultados. Graças a Deus conseguimos cumprir o objetivo e concluir a tempo o trabalho'', destacou a presidente.

A desembargadora encerrou a sessão que abriu o Ano Judiciário 2012 no TRT da Bahia citando um pensamento do empresário norte-americano Steve Jobs: ''Se você faz algo de bom e tudo dá certo, acho que é hora de pensar em outra coisa e tentar adivinhar o que vem pela frente''. Para a magistrada, a reflexão vem ao encontro do momento atual vivido pelo TRT baiano que, mesmo tendo realizado com sucesso o trabalho de cadastramento para a CNDT, acaba de iniciar um ano que promete ser marcado por novos desafios e grandes realizações.

Ascom TRT5 - 10.01.2012