Biblioteca Luiz de Pinho Pedreira, no Fórum do Comércio, é reaberta à visitação

Estantes da biblioteca

Foi reaberta à visitação a Biblioteca Desembargador Pinho Pedreira, localizada no 5º andar do Fórum do Comércio, com cerca de 5 mil obras em diferentes idiomas, disponíveis ao público do TRT-5.

O espaço foi inaugurado em 2016, em homenagem ao centenário do jurista Luiz de Pinho Pedreira, presidente do Tribunal no período de 1975/1977, notável na doutrina do direito do trabalho nacional e estrangeiro.

Móveis antigos da bibliotecaO atendimento presencial foi suspenso no período da pandemia e o antigo sistema de pesquisa do acervo precisou ser atualizado para cumprir requisitos de segurança e atender às novas demandas dos usuários, resultando na migração dos dados para a plataforma em nuvem do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi).

Com nova página na internet, modernizada para atender às demandas atuais e melhorar a interface com os usuários internos e externos, o acervo da Biblioteca Pinho Pedreira poderá ser acessado através do Siabi, mesmo sistema de pesquisas e empréstimos da Biblioteca Ministro Coqueijo Costa. O acesso ao sistema ocorrerá pela página da Biblioteca, no portal do TRT-5.

A nova tecnologia permitirá que informações valiosas contidas na Biblioteca Pinho Pedreira sejam acessadas de forma ampla, através do suporte informacional necessário ao atendimento de pesquisas e desenvolvimento de atividades, contribuindo para a disseminação de conhecimentos.

O atendimento presencial ocorrerá nas segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. 

Mais informações sobre a Biblioteca Pinho Pedreira podem ser obtidas através da página do Memorial, consultando o Fundo Pinho Pedreira.

Fonte: Núcleo de Preservação da Memória Institucional – 1º/11/2023