Bom Jesus da Lapa ganha novo fórum no dia 15

A "capital baiana da fé", Bom Jesus da Lapa, cidade localizada a 796 km de Salvador, vai ganhar uma nova sede da Justiça do Trabalho no próximo dia 15. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Paulino Couto, vai participar da cerimônia de inauguração do fórum que homenageia o jurista Rodrigues Pinto, juiz aposentado do Tribunal.

 

O fórum possui área de 660 m² e abrigará a 1ª Vara do Trabalho da região. Mas há previsão de ampliação futura com mais uma vara do trabalho, já que o terreno onde o fórum foi construído é de quase 2,6 mil m2. Ele fica na Rua dos Escoteiros s/nº, bairro de São João.


A vara de Bom Jesus da Lapa abrange 23 municípios do extremo oeste da Bahia. São eles, além do município-sede da Justiça do Trabalho, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato e Tabocas do Brejo Velho.


A cidade de Bom Jesus da Lapa, às margens do rio São Francisco, é conhecida por promover a terceira maior romaria do Brasil, que acontece no mês de agosto e reúne mais de 300 mil pessoas por ano. O evento perde apenas para as romarias de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e a do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).


Rodrigues Pinto − O jurista que vai dar nome ao mais novo fórum trabalhista prestou grande contribuição ao aprofundamento do estudo do Direito do Trabalho. Atuou por mais de três décadas como magistrado e como assessor de juiz no TRT5, e já publicou vários livros e artigos. Atualmente exerce atividade docente na pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Seus estudos são tomados como referenciais nas universidades de todo o Brasil, bem como refletidas como fontes de conhecimento para os que convivem frequentemente com a busca pela resolução dos litígios trabalhistas.

 

Quem quiser conhecer melhor esse jurista pode assistir à entrevista que a Secretaria de Comunicação Social do TRT5 produziu com ele, que está disponível na videoteca da instituição, acessível pelo endereço http://videoteca.trt5.jus.br/ascom/ . O vídeo, que está nas pastas Memorial do TRT e Entrevistas,  faz parte de uma série intitulada A história contada por quem viveu a história, com depoimentos de personalidades que vivenciaram fatos marcantes da trajetória da Justiça do Trabalho na Bahia. A série já conta com 16 entrevistas, incluindo ex-presidentes do TRT5, advogados e servidores.


Ascom TRT5 - 06.10.2009