Campanha de cadastro para transplante de medula óssea movimenta TRT5

O transplante de medula óssea é um tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemias e linfomas. O tratamento consiste na substituição de uma medula óssea doente, por células normais de medula óssea, reconstituindo uma nova medula saudável. Para promover a conscientização do público do TRT5 sobre a importância da doação de medula óssea, o Hemoba realizou nos dias  22 e 23/10 uma campanha para cadastro de doador. Uma equipe técnica do Hemoba ficou instalada no térreo do Fórum do Comércio, fazendo o cadastro de magistrados, servidores e da população que circulava nos andares.

 

Durante a campanha foram realizados 58 cadastros no Redome, que é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Na Bahia, esse cadastro pode ser feito na Fundação Hemoba. Guacyra Leal, organizadora da campanha, avalia o número de cadastros, e diz que novas ações podem ser feitas no TRT5 no próximo ano. "O número de cadastros foi abaixo do esperado. Mas no ano que vem pretendemos avaliar os resultados e analisar a realização de uma nova campanha no Tribunal", disse.

 

Como é o cadastro:
Para ser um doador de medula, você preenche um formulário na Hemoba e uma amostra de 5 ml do seu sangue será colhida para testes. O seu sangue será tipado para se conhecer suas características genéticas. Esses dados serão cruzados com dados de pacientes que estão precisando de um transplante.
Se a compatibilidade com algum paciente for confirmada, o doador é chamado para confirmar que deseja fazer a doação e para realizar exames complementares.


Como é feita a doação:
O procedimento de doação de medula óssea é feito através de punções no osso na bacia, com o doador anestesiado. A medula doada se recompõe em 15 dias aproximadamente. Após uma semana, o doador já pode retomar suas atividades normalmente

 

Para doar medula, é necessário:

- Ter entre 18 e 55 anos

- Estar em boas condições gerais de saúde

- Apresentar documento de identidade com foto

 

Se você já estiver no cadastro, não deixe de atualizar sempre os seus dados através do e- mail redome@inca.gov.br .

 

Para outras informações, ligue para o Serviço de Atendimento ao Doador da Hemoba - (71) 3116-5661

 

Secom TRT5 (Pedro Enrique Monteiro) - 03/11/2014