Campanha para a Semana da Conciliação começa a ser divulgada

A partir desta quarta-feira (19) começa a ser divulgada a campanha oficial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação, que este ano vai ocorrer de 7 a 14 de novembro em todo o Judiciário brasileiro. Com o conceito Quem concilia sempre sai ganhando, o CNJ pretende reforçar, através da mídia externa (TV, rádio e imprensa), a cultura do acordo como melhor forma de resolução de litígios judiciais.

 

A principal novidade este ano é que a Semana da Conciliação começará em uma quarta-feira e se estenderá por sete dias corridos, incluindo um final de semana, ao contrário das edições anteriores, que duravam apenas os cinco dias úteis da semana. De acordo com o coordenador do Movimento Conciliar é Legal, do CNJ, conselheiro José Roberto Neves Amorim, um dos objetivos da campanha este ano é mostrar à população brasileira que os processos na Justiça são solucionáveis, a partir da conciliação, também, ''pois hoje ainda existe o mito de que o acordo não é benéfico para o cidadão''.

 

foto: DivulgaçãoO TRT da Bahia vai participar do movimento e já disponibilizou o e-mail conciliar@trt5.jus.br para que os interessados que tenham processos na Justiça do Trabalho possam marcar audiências de conciliação. Quem desejar pode também preencher o formulário online (clique aqui) disponível no portal do Tribunal e solicitar a inscrição, que pode ser feita ainda mediante petição na vara onde o processo tramita. Como nos anos anteriores, as audiências de conciliação acontecerão também na Central de Execução e no Juízo de Conciliação de 2ª Instância.

 

CAMPANHA - A campanha de divulgação é composta de peças publicitárias para TV e internet, spots para rádio e anúncios em jornais e revistas (veja acima um dos vídeos e ao lado um dos cartazes para a campanha). As outras peças da campanha podem ser conferidas na página do CNJ. Para o conselheiro Neves Amorim, os conteúdos desenvolvidos nas políticas de capacitação para a Semana de Conciliação revelam que os órgãos do Judiciário estão unidos em prol do movimento, sobretudo após a criação de núcleos permanentes de conciliação em todos os tribunais, em conformidade com a Resolução 125/2010 do CNJ.

 

A Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado que o Judiciário promove, desde 2006, por meio de mutirões de audiências de conciliação em todo o País. No ano passado, segundo dados do CNJ, os cinco dias de realização dos mutirões possibilitaram mais de 168 mil acordos, resultando na movimentação de valores próximos a R$ 1 bilhão. Na Bahia, segundo o Serviço de Gerenciamento de Dados do TRT5, foram 2.362 acordos realizados, que resultaram em mais de R$ 18,6 milhões em pagamentos aos trabalhadores.

 

Ascom TRT5 - 19.9.2012 (Com informações do CNJ)

 

foto: Divulgação