Campanha vai ajudar ex-presidiários a conseguir emprego

A partir do próximo mês, o programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entrará em uma nova fase. A nova etapa será marcada pelo lançamento de uma campanha nacional de mídia focada na ressocialização dos egressos do sistema prisional. Trata-se de peças publicitárias que serão veiculadas em emissoras de rádio, televisão e também internet.

 

Os anúncios vão abordar o dilema enfrentado pelos presos ao deixarem as penitenciárias. Serão mostradas situações nas quais os ex-presidiários têm que optar entre o trabalho ou o retorno ao mundo do crime.

 

Este ano, o programa incluirá a criação de um banco nacional de vagas de emprego para os ex-presidiários. O sistema funcionará eletronicamente e ficará disponível no site  www.cnj.jus.br. Os interessados em dar oportunidade de trabalho aos egressos do sistema prisional cadastrarão as ofertas de emprego direto no portal do Conselho. As vagas serão informadas aos egressos por conselhos comunitários, entidades previstas em lei para fiscalizar a execução de penas, que farão a ponte entre as ofertas e os interessados nas vagas.

 

Ascom TRT5/ com informações do CNJ - 22.10.2009