Centros de perícia e odontologia inaugurados no Fórum do Comércio


 Servidores e magistrados compareceram à instalação dos dois centros

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) acaba de dar um passo importante na promoção da celeridade em ações que dependem de perícias e na prestação de serviços de odontologia aos magistrados e servidores lotados nas varas da capital. Foram instalados na tarde desta terça-feira (13), pela presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, o Centro de Perícias e o Centro Odontológico, ambos situados no 11º andar do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio.

 

Destinado aos trabalhadores com processos na Justiça do Trabalho que dependem de prova pericial para julgamento, o Centro de Perícias oferece estrutura adequada à realização destes exames. O local dispõe de dois consultórios médicos, cada um equipado com antessala de consulta com mesa, computador e impressora (foto 2), além do consultório propriamente dito, com lavabo, maca alta para exames clínicos e equipamentos médicos como tensiômetro e balança antropométrica. Além disso, o espaço possui sala de espera com poltronas, bebedouro, ventilação adequada e uma privilegiada vista para a Baía de Todos os Santos.

 


 Foto 2

 

''O principal objetivo do Centro de Perícias é melhorar a efetividade e a celeridade das ações que dependem de perícia médica, para que o trabalhador tenha o processo julgado no menor tempo possível'', afirmou a presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, em seu discurso de inauguração. A expectativa da magistrada é que o espaço traga benefício tanto para o trabalhador, que não precisará mais se deslocar até o consultório particular do médico, quanto para o perito que presta serviço às varas, que terá um consultório com estrutura adequada à sua disposição apenas para esta finalidade.

 

De acordo com o diretor-geral do TRT5, Edivaldo Santana, o Centro de Perícias começará a funcionar em fase piloto nos próximos 30 dias, inicialmente em quatro varas trabalhistas da capital. Na opinião do diretor, o centro vai consolidar ainda mais a atuação do Quadro Eletrônico de Peritos, de Tradutores e de Intérpretes, sistema de perícia eletrônica já em funcionamento no TRT da Bahia, por meio do qual o juiz tem acesso online aos dados e especialidades dos profissionais cadastrados e pode nomeá-los no curso das audiências.

 

O perito é informado da nomeação eletronicamente e as partes já saem da audiência cientes de qual profissional foi designado, do prazo para quesitos e indicação de assistentes técnicos, bem como do endereço, data e horário em que deverão comparecer para realização do exame. Também é automática a comunicação à Presidência do Tribunal requisitando honorários periciais provisionais.

 


 Foto 3

 

ODONTOLOGIA - Com a entrega do Centro Odontológico do Fórum do Comércio (foto 3), a Administração do TRT5 amplia o atendimento na área de saúde bucal para magistrados e servidores, prestado até então apenas na sede do Tribunal, no bairro de Nazaré. Um consultório odontológico completamente equipado beneficiará os cerca de 700 magistrados e servidores que atuam naquele fórum, uma vez que não precisarão mais de se deslocar para Nazaré a fim de realizar procedimentos como consultas, profilaxia, restaurações e urgências odontológicas.

 

O atendimento será realizado nos mesmos moldes do Serviço Odontológico de Nazaré, mediante agendamento prévio através do telefone (71) 3284-6503, o que garante mais comodidade ao magistrado, servidor ou dependente que desejar utilizar o serviço. Uma equipe composta pelos dentistas José Antônio Sestelo e Carolina Calabrich trabalharão para garantir um serviço eficiente e de qualidade.

 

O lançamento dos centros de perícia e odontologia contou com expressiva presença de servidores e diretores de unidades, além do diretor do Fórum do Comércio, juiz Paulo Temporal, do diretor de comunicação da Amatra5, juiz Juarez Dourado, da coordenadora do Escritório de Projetos e da Central de Execução, juíza Angélica Ferreira, e do titular da 9ª Vara de Salvador, juiz Luciano Martinez.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 14.09.2011
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.