Cinco varas receberam a visita da equipe da Presidência

 

Dando continuidade às visitas às Varas do Trabalho de Salvador, iniciadas no início deste ano, a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, esteve na manhã desta sexta-feira (7) nas 4ª, 10ª, 21ª, 22ª e 34ª varas, onde foi recebida por juízes e servidores.

 

Durante toda a semana, conforme divulgado, as varas realizam um mutirão para a diminuição do acervo de processos que passam por atualização cadastral, o que vem diminuindo consideravelmente o número de processos em cada vara.

 

"Estamos gostando de realizar o trabalho, pois temos obtido um ótimo resultado e até o espaço físico está melhor", declarou a juíza Ana Paola, que atua junto dos servidores na análise e atualização desses processos, assim como outros magistrados (foto) .

 

foto: Secom TRT5

 

Segundo a presidente, apesar da distância física, a administração vem acompanhando o trabalho realizado em todas as varas: "Aqui é o coração do Tribunal, estamos presentes e verificando pontualmente a situação das varas. Sabemos das dificuldades na rotina das secretarias, por isso viemos dar subsídio ao trabalho, trazendo informações, também, de segurança e de comunicação".  Ela explicou que a demanda para a criação de mais cargos para as varas foi encaminhada ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, mas ainda não obteve uma resposta positiva.

 

A presidente declarou na 21ª Vara do Trabalho, onde atuou como juíza, que sente saudades deste contato com a população, a qual a 1ª Instância proporciona. "A 2ª Instância representa a depuração técnica dos processos, nos gabinetes não temos essa proximidade com o jurisdicionado", apontou.

 

Após a fala da presidente, o diretor da Segurança, José Rivas, apresentou as mudanças que ocorrerão nos prédios do Tribunal, em breve, com a instalação de câmeras de segurança, portas de detector de metais, além de esteiras rolantes para bolsas e equipamentos, destacando a importância de todos andarem identificados nas dependências do Tribunal.

 

Em relação à comunicação, a diretora Léa Paula lembrou a existência do Secom Atende, um espaço na intranet destinado ao envio de sugestões de pauta, fotos e até de documentos que possam gerar notícias de interesse tanto do público interno, no caso da intranet, quanto do externo, que acessa a internet. "O espaço também está aberto a críticas em relação às matérias publicadas", destacou.

 

Na 10ª Vara, a equipe da Presidência, que também contou com os assessores Manoel Neto e Márcia Lyra, encontrou o Comitê de Saúde que apresentava os resultados da apuração das condições no ambiente de trabalho da vara para receber a implantação do Processo Judicial Eletrônico, PJe. A equipe também esteve na Seção Administrativa do fórum, onde foram recebidos pelo chefe Carlos Bottas.

 

Secom  TRT5 - 7/6/2013