No Coleprecor, presidente do TST fala dos avanços na Justiça do Trabalho

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, falou, na última quarta (19), durante reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), em Brasília, sobre os avanços do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT)  e os problemas enfrentados. "Conseguimos superar a maioria das dificuldades com o PJe-JT. Criamos muita confiança no que estamos fazendo", ressaltou.

 

A reunião do Coleprecor prossegue até esta quinta (20) e conta com as participações do presidente e do corregedor do TRT-BA, desembargadores Valtércio de Oliveira e Tadeu Vieira (foto abaixo). Esta é a última vez que o presidente do TST e do CSJT comparece ao encontro do Colégio antes de sua aposentadoria, que será no próximo dia 26 de fevereiro.

 

foto: Coleprecor

 


O ministro Carlos Alberto também agradeceu aos presidentes dos TRTs por terem cedido magistrados e servidores que atuaram na administração do TST. Ele destacou o trabalho desenvolvido pelos juízes auxiliares da presidência José Hortêncio Ribeiro Júnior, Ricardo Antônio Mohallem e Saulo Fontes.

 

Durante o Encontro, o presidente do TST e do CSJT entregou o Relatório de Atividades de 2013 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho ao coordenador do Coleprecor, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior. O desembargador afirmou que durante a gestão do ministro Carlos Alberto as portas sempre estiveram abertas para juízes e desembargadores. "O presidente percorreu vários estados e deixou sua marca na Justiça do trabalho com muito carisma".

 

O presidente do Tribunal Trabalhista baiano, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, destacou "a lhaneza no trato" e o carinho com que o ministro Carlos Reis de Paula sempre recebeu os colegas magistrados, concluindo que "sua saída deixará uma enorme lacuna no órgão máximo da Justiça do Trabalho brasileira".

 

Em seguida, o vice-presidente eleito para a nova gestão do TST, ministro Ives Gandra, fez um relato da sua atuação como corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Ele apresentou um relatório com os principais destaques do seu mandato e a memória dos 60 anos da Corregedoria-Geral . "Consegui visitar os 24 TRTs, conheci a realidade dos tribunais e fiz um retrato geral da Justiça do Trabalho. Fiquei muito bem impressionado em alguns aspectos e preocupado com outros", disse.

 

Finalizando o primeiro dia da reunião do Coleprecor, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Maria Cristina Peduzzi e o juiz Rubens Curado, falaram sobre a Resolução nº 184 do CNJ, que dispõe sobre os critérios para a criação de cargos e unidades do Judiciário. Segundo a ministra, o objetivo do CNJ é estimular a produtividade dos Tribunais. O juiz Rubens Curado destacou que a referida norma aperfeiçoa a Resolução nº 63, de 28 de maio de 2010, que trata sobre a estrutura organizacional da Justiça do Trabalho. "Antes, a análise da produtividade era feita em cima de cada unidade. Agora, temos uma visão macro e podemos identificar o que a instituição precisa".

 

Leia também:

 

19/02/2014 05:05 | Coleprecor busca apoio de parlamentar para a valorização da magistratura 
18/02/2014 05:40 | Primeira Reunião do Coleprecor acontecerá nos dias 19 e 20

 

Secom TRT5 com informações da Ascom CSJT e Coleprecor. Fotos: Coleprecor - 20/2/2014