Com gestão sustentável, TRT5 coleta 24 toneladas de papel para reciclagem

foto: Secom TRT5

 

Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três pilares da sustentabilidade ambiental marcaram o ano de 2014 no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Aplicando os princípios da gestão sustentável, o Tribunal conseguiu coletar 24 toneladas de papel e papelão no último ano. O montante foi doado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem, Responsabilidade Ltda (Coopcicla), que faz parceria com o Tribunal desde 2008 para a coleta de produtos descartados.

 

O objetivo do TRT5 é o desenvolvimento de suas atividades sem agressão do meio ambiente. Com a coleta e reciclagem de 24 toneladas de papel, cerca de 400 árvores estão deixando de ser cortadas para a produção de novos papeis - calcula-se que para cada uma tonelada de aparas (papéis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 15 a 20 árvores.

 

foto: Secom TRT5

 

Apesar da quantidade expressiva, esta reciclagem vem sendo feita apenas nos prédios do TRT em Nazaré. Mas, segundo a diretora da Coordenadoria de Projetos Especiais do TRT5, Vânia Maria, a coleta no Fórum do Comércio é uma meta para 2015.

 

"Sabemos que a produção de papeis deve ser menor, já que agora só estamos recebendo processos eletrônicos no Fórum do Comércio. Mas, ainda assim, pretendemos coletar pelo menos 25% a mais neste ano, por meio de campanha nas unidades", conta Vânia. Além dos papeis, a cooperativa também recolhe metais, plásticos e outros materiais recicláveis. Apenas o vidro deixou de ser recolhido.

 

A doação dos papeis pelo TRT5, além de contribuir para a qualidade do meio-ambiente, tem relevância social, pois a Coopcicla é uma organização não-governamental integrada por catadores que tiram o seu sustento da reutilização do lixo.

 

Secom TRT5 (Pedro Enrique Monteiro) - 6/1/2015