Começa ato pelo Trabalho Seguro na Bahia com mais de três mil operários

foto: Ascom TRT5
Margareth Menezes canta o hino para os operários. Fonte Nova é o
sétimo canteiro de obras a receber ato pelo Trabalho Seguro

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, deu início, nesse momento, ao sétimo ato pelo Trabalho Seguro, no canteiro de obras da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O evento, coordenado pelo órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, ocorre em Salvador e faz parte da segunda etapa do Programa Naciona de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Margareth Menezes cantou o Hino Nacional antes de Dalazen discursar, sendo muito aplaudida.

 

Dalazen discursa para um grupo de mais de três mil operários, que, desde as 9h, foram liberados de seus postos de trabalho para participarem do evento em prol de um ambiente de trabalho mais seguro. Além do presidente do TST, estão no palco o ministro do TST Horácio Raymundo de Senna Pires, o ex-capitão da seleção brasileira de futebol Cafu, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA), desembargadora Vânia Chaves.

 

O ato na Fonte Nova marca, ainda, o encerramento de uma iniciativa da Justiça do Trabalho local, o programa TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania -, que levou conhecimento e informação aos trabalhadores da Arena Fonte Nova nos últimos dois meses, em sete edições, durante o TDT - Treinamento Diário do Trabalho, que ocorria às quintas-feiras no canteiro de obras. Durante os encontros, foram ministradas palestras, distribuídas cartilhas, exibidos vídeos e apresentadas esquetes teatrais sobre prevenção de acidentes.

 

''O Programa TJC está sendo encerrado dentro da Arena Fonte Nova, junto com a realização do Trabalho Seguro, com a grandiosidade que merece. Durante todos os encontros realizados aqui na obra, nossos três mil colaboradores tiveram um aprendizado que eles levarão para toda sua vida profissional'', explicou Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova.

 

Durante o ato, será entregue uma camisa oficial da seleção brasileira de futebol ao operário Fabrício Marques. Posteriormente, outras nove serão sorteadas entre os três mil trabalhadores. Todas autografadas pelo ex-capitão Cafu.

 

Os operários concorrem também ao sorteio de outros brindes e todos poderão acompanhar a exibição de vídeos destinados a alertá-los sobre a importância da prevenção nos canteiros de obra, cujo percentual de conclusão chega a 63%, segundo dados do Consórcio Arena Fonte Nova.

 

O ato pelo Trabalho Seguro, que já passou por canteiros em estádios de futebol no Rio de Janeiro, Natal, Mato Grosso, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, conta com o apoio, em Salvador, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Siduscom/BA, Amatra 5, Federação Baiana de Futebol, Fecomercio, SINTPAV, Consórcio Arena Fonte Nova e Secretaria de Emprego, Trabalho e Esporte da Bahia (Setre).

 

O cronograma de atos pelo Trabalho Seguro prevê também a visitação aos canteiros de  estádios que receberão jogos da Copa de 2014 em Recife e Fortaleza (agosto), Porto Alegre (setembro), Foz do Iguaçu (novembro), Porto Velho e Altamira (2013).

 

Ascom TST (Alexandre Machado) - 13.7.2012 (Com informações do TRT-BA)