Começa curso para estagiários novos. Escola pode promover reciclagem

Os estudantes de Direito só devem partir para o estágio quando tiverem um nível de aprendizado que lhes permita agir com segurança diante das exigências do mercado e, por outro lado, precisam certificar-se de estarem contratando com uma instituição comprometida com o seu aprendizado. É preciso fugir de propostas que visem à exploração de mão-de-obra barata, baseada na prestação de um trabalho mecânico.

 

Foi com estas considerações que a desembargadora Débora Machado, diretora da Escola Judicial (EJ) do TRT5, abriu hoje pela manhã, no auditório da instituição, em Nazaré, o curso introdutório para 45 estudantes de Direito selecionados no último concurso do Tribunal. A magistrada destacou a adequação dos critérios utilizados na seleção, a oportunidade de crescimento que os estudantes terão nesta Casa e relatou experiências de sucesso envolvendo jovens que passaram pelo mesmo processo.

 

Ainda segundo a desembargadora, a partir do anúncio do curso introdutório, estagiários de Direito que já atuavam no Regional manifestaram interesse em participar de reciclagem. Por isso, a Escola Judicial abriu um cadastro pelo telefone 3319-7158 a fim de mapear a demanda e verificar a programação de outras atividades para este público.


Na abertura realizada hoje, os estudantes tiveram uma palestra sobre deveres e direitos, a cargo da chefe da Seção de Estágio do Tribunal, Itana Leonor Brito Reis, e participaram de um laboratório intitulado Conciliação, Estrutura e Casos Práticos, com integrantes da Comissão de Conciliação do TRT5 - o desembargador Valtércio de Oliveira, presidente, e os juízes Ivo Daniel Póvoas e Carla Noveli - e o juiz João Batista Sales de Souza, auxiliar do Juízo de Conciliação de Segunda Instância.


O curso, que prossegue com aulas nos dias 19, 25 e 26, é promovido pelo Núcleo para Cursos e Treinamentos dos Estagiários de Direito do TRT5, ligado à Escola Judicial e coordenado pela juíza Carla Novelli. A programação inclui palestras sobre os temas mais atuais do Judiciário Trabalhista e uma visita ao fórum do Comércio.


Ascom TRT5 - 18.01.2010

Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.


Leia também: Escola Judicial oferece curso para estagiários de Direito do TRT5