Comitê de Comunicação do CNJ realiza encontro

foto: Ascom TST/CSJT

 

Ocorrido nos dias 13 e 14 últimos, o terceiro encontro do Comitê do Sistema de Comunicação do Judiciário (Sicjus) apresentou o resultado de um levantamento sobre o funcionamento, estrutura e orçamento das áreas de comunicação dos 91 tribunais brasileiros, buscando a implementação de política integrada de comunicação do Judiciário brasileiro. A pesquisa apresentou uma disparidade entre as estruturas das assessorias de comunicação, razão pela qual o Sicjus vai propor uma estrutura básica para essas áreas, considerando o porte de cada tribunal.

 

O trabalho dos jornalistas, que utiliza como base a Resolução 85, de 2009, do CNJ, busca realizar a comunicação com o público externo reconhecendo o caráter estratégico desse serviço para a Justiça brasileira. Também está prevista na resolução que essa comunicação deve ser feita em ''linguagem clara e acessível'', colocando à disposição da sociedade informações sobre as iniciativas do Judiciário e também sobre o julgamento de processos e atos processuais.

 

A composição do Comitê de Comunicação do Judiciário, que integra o Sicjus, foi redefinida pela Portaria 79, de 11 de junho de 2012, assinada pelo ministro Ayres Britto, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF). O Sistema é formado pelos secretários de Comunicação do CNJ, do STF, dos tribunais superiores, dos conselhos e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, dos tribunais de Justiça do estado da Bahia, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 

 

Ascom TRT5 - 16.8.2012 (com informações do CNJ)