Comitê de Saúde apresenta dados e recomendações para implantação do PJe

 

Ocorreu na tarde desta terça-feira (14), uma reunião entre o Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTrab) e o Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5). O objetivo foi apresentar as observações dos principais impactos na implantação do PJe na Vara do Trabalho de Santo Amaro, a primeira vara piloto do Tribunal, e discutir fatores que facilitem a implantação do processo nas demais varas do Regional, sobretudo pontuando os fatores de proteção e risco relacionados à saúde do servidor.

 

Uma das representantes do CSTrab, a servidora Iara Inês Chaimsohn, com o suporte dos demais membros, apresentou uma síntese dos dados do diário de campo recolhidos em mais de 60 horas de observação e entrevistas. Ela explicou que para realização do levantamento, utilizando o método Análise Ergonômica do Trabalho, foi  necessário estabelecer uma relação de confiança com a equipe de magistrados e servidores da vara para uma melhor compreensão das questões observadas e relatadas, sobretudo nas relações organizacionais e nos aspectos físicos.

 

"A generosidade dos servidores foi o que nos permitiu identificar os principais pontos para a implantação futura do PJe nas demais varas", salientou José Sestelo, vice-coordenador do CSTrab e participante do trabalho.

 

Para o Comitê de Saúde, o acompanhamento na vara piloto demonstra o cuidado que o Comitê de Implantação do PJe tem com a saúde dos servidores do Regional em todo o processo, bem como a contribuição futura para o Tribunal, proporcionada pelo trabalho participativo que vem sendo realizado na Vara de Santo Amaro. 

 

A presidente do Comitê de Implantação do PJe, desembargadora Dalila Andrade, parabenizou o grupo pela excelente atuação. Esteve presente ainda, a médica do trabalho e professora dos cursos de Pós Graduação em Medicina do Trabalho, do Departamento de Medicina Preventiva da Ufba,  Rita Fernandes, que desde 2005 atua como consultora no TRT5, que parabenizou a atuação do grupo e a iniciativa do Regional em dar esse "suporte social, quando demonstra preocupação em sentir as necessidades específicas dos seus servidores".
 


Ascom TRT5 (Andréia Pereira) - 15.08.2012