Comitê vai a Candeias preparar a implantação do PJe

 

A partir do dia 22 de outubro, as duas varas de Candeias trabalharão exclusivamente com o Processo Judicial Eletrônico no ajuizamento e movimentação de novas ações, conforme o cronograma de expansão do sistema no interior da Bahia. Os preparativos para a mudança já iniciaram, e, nesta segunda-feira (3/9), o Comitê de Implantação do projeto no TRT-BA visitou, o Fórum Teixeira de Freitas, sede das VTs, para fornecer aos juízes e servidores locais informações sobre a instalação.

 

A visita (foto) contou com a presença da desembargadora Dalila Andrade, coordenadora do Comitê, das diretoras das secretarias de Informática (SI), Cláudia Cristina Ferreira Jorge, e de O&M, Helânia Demmetino Castro, além dos membros do Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTRAB), Iara Chaimsohn, Rivaleno Costa e Eliana Souza.

 

Segundo a desembargadora, a instalação em Candeias tem uma importância especial porque é a primeira vez na Bahia que um fórum será totalmente integrado ao sistema, permitindo, conjuntamente, a implantação e teste do módulo de distribuição no PJe. A magistrada destacou também o diagnóstico prévio da infraestrutura e do processo de trabalho no Fórum, que está sendo realizado por equipes de Obras, SI, O&M e o CSTRAB, que já realizaram outras visitas ao Fórum.

 

De acordo com a coordenadora do Comitê, o diagnóstico vai colaborar para a definição das ações de forma a preparar o fórum e os servidores para receber o PJe, e a formação ampliada do Comitê contribui para isso, na medida em que conta com diversas áreas. O cronograma de implantação prevê etapas para capacitação, simulação do funcionamento do sistema no Fórum e a operação assistida após a implantação. Também haverá a requalificação dos servidores com treinamento específico de rotina de processo de trabalho.

 

A diretora da SI, Claudia Jorge, destacou as ações de infraestrutura previstas, como o aumento do link de internet, a atualização do parque de computadores, todos com dois monitores, e a distribuição de certificados digitais. Ela rememorou a experiência da Vara de Santo Amaro, onde, apesar das dificuldades iniciais, a implantação foi realizada com sucesso e o sistema continua a receber melhorias. Esclareceu sobre o canal de comunicação e sobre o convite para que os magistrados e diretores participem da próxima reunião do Comitê.

 

A jurisdição das varas de Candeias inclui o respectivo município e os de Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Madre de Deus e São Sebastião do Passé. A 1ª Vara foi criada pela Lei nº 8432, de 11.06.92 e, a segunda, pela Resolução TRT5- 027/2008, de 12.5.2008, que extinguiu a Vara de Camacan. Nos últimos três anos, a média anual de novos processos ajuizados foi de aproximadamente 1.270 por vara ,sendo que em 2012, até julho, foram ajuizadas cerca de 720 ações/vara até julho.

 

Ascom TRT5 (Franklin Carvalho) - 4/9/2012