Comunidade do TRT5 aplaude a criação do Quadro Eletrônico de Peritos

 

Magistrados, diretores de Varas e peritos que compareceram ao lançamento do novo Quadro eletrônico de Peritos parabenizaram a presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, pela iniciativa, concordando que certamente garantirá maior celeridade à realização de perícias em todo o Regional. No encontro, que ocorreu na última sexta-feira, no auditório do Fórum do Comércio, todos tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente as funcionalidades do novo sistema e dar sugestões para aperfeiçoá-lo.

 

Esse trabalho coletivo de análise prosseguirá até a implantação do novo módulo de trabalho no Samp (sistema de acompanhamento processual), o que deve ocorrer na primeira quinzena de outubro, após o cadastramento de peritos pela Presidência. "A Administração está aberta a sugestões e o envolvimento de todos os usuários é muito bem-vindo", ressaltou o diretor-geral do TRT5, Edivaldo Santana, que criou o projeto básico para o Quadro Eletrônico de Peritos inspirado na sua experiência anterior, durante muitos anos, como diretor de vara.

 

Tiago Bengard, da Seção de Desenvolvimento Judiciário da Secretaria de Informática, apresentou o novo sistema, concebido com base em experiência-piloto na 29ª Vara do Trabalho de Salvador, e comprometeu-se a encaminhar o manual de operação para que todas as secretarias de vara possam avaliá-lo mais detalhadamente nos próximos dias. As sugestões serão encaminhadas, então, para análise deliberativa da Diretoria Geral. 

 

Estiveram presentes ao lançamento do Quadro Eletrônico de Peritos compondo a Mesa Alta (foto) ao lado da presidente do TRT5, a presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), juíza Viviane Leite, e o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Carlos Tourinho. O evento foi prestigiado também pela  gestora regional de Metas do CNJ, desembargadora Dalila Andrade, pelo conselheiro da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ba), Gilberto Dias, e pelo conselheiro da  Associação Baiana de Engenheiros de Segurança (Abesa), Francisco Ramalho.

 

VANTAGENS - O "Quadro Eletrônico de Peritos" viabilizará o agendamento informatizado de perícias de modo a garantir muito mais celeridade aos processos que requerem prova pericial, seja gratuita ou particular. É a concretização de mais um dos pilares do programa de gestão anunciado pela desembargadora Ana Lúcia Bezerra logo que assumiu a Presidência do TRT5 em novembro do ano passado.

 

O novo sistema, além de uniformizar o cadastro de peritos que prestam esse tipo de serviço em todo o Regional, possibilitará total transparência e controle automático das verbas orçamentárias do Tribunal que estão alocadas para o pagamento desses profissionais no caso dos processos com assistência judiciária gratuita.

 

Leia Mais:
Quadro Eletrônico de Peritos vai acelerar processos

 

 

Ascom TRT5 27.09.2010

Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores