Concluída terraplenagem do novo fórum do TRT em Alagoinhas

foto: Ascom TRT5

 

Está concluída a terraplenagem do terreno onde será construído o novo Fórum da Justiça do Trabalho de Alagoinhas, região nordeste do Estado. Nesta primeira fase da obra, iniciada no dia 15 de março, foi preparada a área que receberá a fundação do prédio não apenas com a terraplenagem, mas também com o cercamento do terreno e construção de um barracão para o canteiro de obras. Com 5,7 mil m², o terreno (foto) fica na Rua Terminal Rodoviário, no bairro de Alagoinhas Velha, ao lado da sede do Tribunal Regional Eleitoral.

 

De acordo com o engenheiro do Departamento de Obras do TRT da Bahia, Fernando Menezes, os trabalhos foram realizados pela empresa Nordeste Engenharia e executados dentro do prazo de 30 dias estipulado para esta etapa da construção. ''O prédio estava previsto para ficar pronto em novembro, mas certamente terá o prazo de conclusão prorrogado, em virtude de falhas na elaboração do projeto inicial'', adiantou o engenheiro.

 

Segundo Menezes, as obras de terraplenagem não foram contempladas no primeiro planejamento, sendo necessário um aditivo ao projeto para incluir este e outros serviços extras, bem como a retirada daqueles considerados desnecessários pelo Departamento de Obras. ''Tais ajustes de projeto acarretam atrasos, em razão do trâmite legal e, consequentemente, manutenção nos custos de administração da obra'', pontua.

 

foto: Ascom TRT5INFRAESTRUTURA - O novo fórum vai ter capacidade para abrigar três varas trabalhistas, uma a mais em relação às duas instaladas atualmente em Alagoinhas. O projeto, que foi avaliado em cerca de R$ 3,3 milhões, está  dentro do padrão de fóruns trabalhistas da 5ª Região, e atende às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que diz respeito à acessibilidade, com  rampas de acesso e elevador para pessoas com deficiência, bebedouro e sanitários adaptados, além de vagas reservadas no estacionamento.

 

O prédio terá dois andares, nos quais serão distribuídas as salas de audiência, gabinetes para juízes, secretarias das varas, protocolo, sala técnica de informática e elétrica, administração do fórum, sala da OAB e dos oficiais de justiça. A atual sede da Justiça do Trabalho de Alagoinhas (foto), que fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, no mesmo bairro, por ser muito antiga já não comporta de maneira condizente as atuais demandas da população local.

 

Ascom TRT5 - 08.05.2012