Congresso de jornalistas do Judiciário e MP discute tecnologia x humanização

foto: TJSE

 

Acelerar os procedimentos rotineiros para atender o jurisdicionado, utilizando a tecnologia, mas sem se opor ao desenvolvimento humano é o desafio proposto pelo X Congresso Nacional de Comunicação do Poder Judiciário (Conbrascom), que começou na manhã desta quinta-feira (31), na cidade de Aracaju, com a participação de assessores de comunicação dos tribunais e Ministério Público (MP). Sob o tema Desafios da Comunicação, Avanço Tecnológico X Humanização, o congresso foi aberto pelos representantes dos Tribunais de Justiça, do Trabalho e Eleitoral e Ministério Público de Sergipe.

 

A coordenadora do Conbrascom, Rosangela Seixas, do TJSP, agradeceu o apoio dos tribunais na realização do evento e participação dos assessores, ''em um momento em que a troca de experiências precisa gerar melhorias para todos, principalmente para o cidadão atendido por essas Justiças''.

 

Segundo Rosangela Seixas, o assunto leva à discussão de que forma o ataque da tecnologia pode servir para aqueles que procuram a justiça, ''pois não podemos perder o real sentido da comunicação, de olhar nos olhos de nossos clientes e dar o que de melhor podemos fazer nessa área. Mais do que discutir, a troca de iniciativas fora do auditório são muito valiosas, e despertam a esperança de novas soluções para os desafios de comunicação encontrados pelos assessores''. Ela ainda ressaltou que o trabalho não ocorre apenas nos tribunais, pois os comunicadores pensam de forma jornalística, a todo momento, inclusive nas horas de lazer, ''quando muito da nossa inspiração pode ser aguçada, inclusive''.

 

O representando do MPT no estado falou que a divulgação do trabalho do MP é mais importante do que o próprio trabalho, ''pois sem divulgar não alcançamos nossos objetivos'', e complementou, ''se o avanço tecnológico não servir para o avanço do homem não servirá de nada, afinal a tecnologia deve servir ao homem, não o contrário''.

 

A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe, desembargadora Maria das Graças Monteiro, afirmou que ''a Justiça ainda carece de divulgação, do seu trabalho fim, do resultados das decisões, e também de como é feito o trabalho dos juízes. A sociedade precisa saber dos resultados desse trabalho'', afirmou.

 

Ela ainda apontou que a evolução tecnológica é um processo sem retorno, e mesmo com as dificuldades, o avanço do processo eletrônico é fato, o que reforça o papel dos assessores em mostrar uma imagem adequada das instituições, além de formar um elo entre a imprensa aberta e esses órgãos. “Isso facilita a compreensão das informações para a população, pois nosso produto tem que ser bem apresentado e normalmente agrada apenas um dos lados no processo, o que ganha”, concluiu.

 

A palestra de abertura foi de Elias Awad, formado em Jornalismo e Administração de Empresas, e Pós-Graduando em Liderança e Gestão de Pessoas e Equipes, que apresentou um bate papo de empreendedor sobre os valores aplicados hoje à comunicação, que ele considera “uma inversão sobre o que somos e o que fazemos, quase um esquecimento sobre o papel real de cada um diante da massificação de valores em torno do consumo”. Ele explicou que devemos buscar procedimentos de gestão de qualidade, conceito, credibilidade, além de cumprir os preceitos constitucionais para que o resultado do trabalho demonstre credibilidade.

 

foto: Secom TRT5

 

PROGRAMAÇÃO - Ainda na tarde desta quinta (31), o Conbrascom inicia às 15h com um painel sobre conteúdo na web que tematiza: "Jornalismo na era das mídias sociais". Na mesa estarão o Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Ronaldo Linhares e o jornalista Glauco Vinícius, responsável pelas redes sociais da Secretaria da Cultura do Estado de Sergipe.

 

O dia será encerrado com três oficinas: Assessoria em Rede - com Cláudia Lemos (Assessoria do MPF/BSB); Como criar uma TV de Mídia Indoor no seu órgão - com Jefferson Andrade (Diretor do Estúdio 3) e o Potencial de Transformação da Comunicação Interna pela Comunicação Não-Violenta (CNV) e Comunicação 360º com Liana Gottlieb - Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Mônica Aiub – Filósofa Clínica, Doutoranda em Filosofia (PUC/SP).

 

Na manhã de sexta-feira (1º/8), a programação começa com as reuniões setoriais a partir das 09h. À tarde, às 13h30, teremos a apresentação de cases finalistas do XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. A partir das 14h30, teremos o segundo painel com o professor Gil Giardelli, com o tema ''Democracia das redes sociais. Humanidade 5.0 - A Era da inovação coletiva''. Às 16 horas começará a plenária final e a eleição da nova diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

 

À noite, os assessores participarão da solenidade de posse dos novos diretores do Fórum e da entrega da 12ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, no qual o TRT da Bahia, que é um dos finalistas na categoria Reportagem de TV com o documentário ''Acessibilidade no TRT5 - Superação e Desafios para deficientes físicos''.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 31/7/2014 (Com informações do TJSE)