Conquista: 1ª Vara elimina pendências do arquivo e fará novos mutirões

Parte da equipe no arquivo provisório, depois da revisão

(veja na imagem abaixo a situação anterior)

 

 

Os servidores da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista analisaram e despacharam 2.616 processos que se encontravam pendentes no arquivo provisório da unidade, eliminando todos os processos que envolviam ações trabalhistas com origem nos anos de 1966 até 2007. A maior parte foi finalizada e remetida ao arquivo definitivo, onde os processos aguardarão o decurso de prazo para eliminação. Poucos continuarão em andamento. De acordo com relato do diretor da unidade,  José Ramos Souza Pedral, o impacto positivo desse trabalho será sentido também em outras áreas, pois já há previsão de mutirões na certificação de prazos, no BACEN-Jud e no Renajud.


A tarefa no arquivo foi realizada nos períodos de julho a outubro de 2012 (1.951 processos) e de março a abril de 2013 (665 processos). Na fase final da revisão, os servidores da Vara chegaram a analisar 100 processos a cada semana, o que deu uma média de 20 processos por dia, divididos entre os cinco envolvidos:  José Ramos Souza Pedral, Evanildo Macedo Viana, Leandro dos Santos Pena, Gilvan Silveira Dias, Denilson da Silva Santos e Christian Lima Souza. Nem sempre eles atuaram simultaneamente, nem de forma exclusiva, já que estavam ocupados no desempenho das atividades rotineiras ou mais imediatas da VT.  Também houve casos de cursos, férias e de substituição de servidores, o que impossibilitou a atuação integral na atividade do arquivo. 

 

 


Na parte final dos trabalhos foram realizados os relatórios e identificados 57 processos que estavam sem registro no Sistema de Acompanhamento e Movimentação de Processos (SAMP) do TRT5. Por orientação do assessor administrativo da Presidência do Tribunal, Manoel Evangelista Neto, esses processos foram cadastrados a fim de que se faça o registro do manuseio dos autos e a finalização das pendências processuais.

 

Os processos já findos foram remetidos ao arquivo geral pelo Grupo de Avaliação de Documentos da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, composto pelos servidores Antônio Cristóvão de Souza Santos, Elson Pinheiro Freire, José Carlos Pereira de Souza, Noêmia Ramos Nascimento Chaves e Maria da Conceição Chaves Ladeia. Desde o mês de agosto de 2012 esse grupo atua todas as sextas-feiras na remessa e, somente nos meses de março e abril passados, 1.160 processos foram encaminhados. 

 

Secom TRT5 - 7/5/2013