Corregedor-geral da Justiça do Trabalho visita Cejuscs e Escola Judicial e se reúne com desembargadores

Ministro reunido com os desembargadores do TRT-5

O ministro Caputo Bastos, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, realizou nesta terça-feira (16/8), como parte da correição ordinária que desenvolve no TRT-5, visitas aos Centros de Conciliação de 1º e 2º Graus do Tribunal (Cejusc-1 e Cejusc-2) e à Escola Judicial, bem como uma reunião com a Administração, sempre acompanhado pela presidente do Regional, desembargadora Débora Machado. Ao final da tarde, o ministro encontrou-se com desembargadores da Casa, mas a presidente se ausentou por ter que viajar para participar de evento do lançamento do aplicativo JT Sigep, que acontece nesta quarta (17). A correição prossegue até sexta (19), quando acontecerá a leitura da ata da correição.

Ministro corregedor com integrantes da Administração do TRT-5

Pela manhã, na visita aos Cejuscs, o ministro declarou ser um entusiasta dos centros de conciliação e que tem percebido o reconhecimento da iniciativa junto ao público nos regionais trabalhistas por onde tem passado. Ele entende que os conciliadores da Justiça do Trabalho são muito qualificados, e que é muito importante sempre investir em treinamento permanente e no aprimoramento das técnicas de conciliação, passando credibilidade para a sociedade. Ainda segundo o ministro, os tribunais devem prover boas estruturas, que sejam amigáveis e menos austeras, indicando nova forma de abordagem dos conflitos e mostrando como é válido a população ir ao Cejusc.

Flagrante da visita do ministro ao Cejusc1

Já nas reuniões com os integrantes da Administração – desembargadores Débora Machado, Alcino Felizola, Luíza Lomba e Léa Nunes, presidente, vice-presidente, corregedora e vice-corregedora –, no começo da tarde, e com os desembargadores da composição plena do TRT-5, no final da tarde, o corregedor-geral tratou das demandas administrativas e judiciárias da Justiça do Trabalho, suas metas e as áreas prioritárias. Falou também sobre as ferramentas que estão sendo compartilhadas e resoluções fundamentais para a estrutura da instituição.

Participações

Durante as visitas aos Cejuscs, o ministro e a presidente do TRT-5 foram acompanhados pelos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Rafael Gustavo Palumbo e Ricardo Georges Affonso Miguel, bem como por outros integrantes da equipe da correição. Da parte do TRT-5, compareceram as desembargadoras Léa Nunes, vice-corregedora; e Ana Paola Machado Diniz, conciliadora; e os juízes Marília Sacramento, auxiliar da Presidência; Alexa Fernandes, do Cejusc 1; e André Oliveira Neves, do Cejusc 2; Carla Cunha e Jaqueline Vieira, da Secretaria de Execução e Expropriação. Também o secretário-geral da Presidência, Taciano Barbosa Vasconcelos; e a secretária-geral Judiciária, Lilian Campos de Brito; e diretores de unidades do TRT-5.

Escola Judicial

Visita do ministro à Escola Judicial

O diretor da Escola Judicial do TRT-5 (Ejud-5), desembargador Edilton Meireles, acompanhado da vice-corregedora do Tribunal, desembargadora Léa Nunes, e da chefe do Núcleo de Cursos, Lucila Smarcevscki, recebeu o ministro Caputo Bastos, os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral e sua equipe na unidade. Na oportunidade, o diretor apresentou os servidores, mostrou as instalações e estrutura, e conversaram sobre as perspectivas dos projetos e atividades desenvolvidas pela Ejud5.

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez, Franklin Carvalho e Renata Carvalho) – 17/8/2022