Correição ordinária analisa produtividade e outras informações do TRT-5 até sexta (19/4)

A corregedora e o presidente do TRT-5 em duas cadeiras no auditório do Pleno

A ministra Dora Maria da Costa, corregedora-geral da Justiça do Trabalho, iniciou nesta segunda (15/4) a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), atividade que prossegue até a próxima sexta (19), com levantamento de dados de produtividade e outras informações sobre o funcionamento do TRT-5. A abertura dos trabalhos aconteceu no auditório do Pleno do Regional, com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Jéferson Muricy, e outros magistrados de 1º e 2º Graus, além de secretários administrativos.

Na oportunidade, o presidente do Tribunal colocou sua equipe à disposição da correição e disse esperar que o TRT-5, após esta semana, seja melhor e mais qualificado. “Temos problemas e não negamos. Espero que o trabalho da ministra e da sua assessoria permita explorar soluções”, disse.

A corregedora, por sua vez, destacou que “Correição é para orientar”, e que o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho têm várias resoluções, mas há pontos que a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho foca especialmente, e um deles é a área de precatórios. “Em termos estatísticos, o 1º Grau do TRT-5 nos parece muito bem, devemos verificar com atenção a situação do 2º Grau”, concluiu.

Magistrados e servidores sentados no Pleno

Além das ações de auditoria, a ministra tem durante a semana uma agenda de compromissos que inclui uma reunião com as equipes dos Centros de Conciliação (Cejuscs) e visita à Escola Judicial, na tarde desta terça (16). Na quarta (17) ela atenderá o público do Tribunal de acordo com prévio agendamento, realizado conforme o Edital da Correição Ordinária. A ministra também deve ouvir magistrados ao longo dos dias. Na sexta, ocorrerá a sessão de encerramento no Tribunal Pleno, com a leitura da Ata de Correição, evento que será transmitido em tempo real pelo canal do Pleno no YouTube (Link externo).

Equipe da correição

A equipe da correição ordinária conta com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Rafael Gustavo Palumbo; o diretor da Secretaria da Corregedoria-Geral, Marcelo Marques de Matos; os assessores da corregedora-geral Valério Augusto Freitas do Carmo; Ednaldo de Almeida Oliveira Junior e Francys Cristina Alves Simões; e os assistentes da corregedora-geral Cris Hellen Xavier Carvalho e Thiago Pereira Vilela.

Presenças

Da parte do TRT-5 participaram da recepção no Pleno, além do presidente do Tribunal, as desembargadoras Léa Nunes, vice-presidente; Ivana Magaldi, corregedora regional; e Suzana Inácio, corregedora regional adjunta. Também o desembargador Luiz Tadeu Vieira, ouvidor. Este grupo se reuniu em seguida com a corregedora-geral no Gabinete da Presidência do TRT-5.

Ainda no Pleno, compareceram as desembargadoras Ana Paola Diniz, diretora da Escola Judicial; e Viviane Leite, ouvidora da Mulher. Também o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região, juiz Leonardo Jorge.


Secom TRT-5 (Franklin Carvalho, com fotos de Renata Carvalho) - 15/4/2024