CSJT lança primeira etapa do processo virtual


Três membros da equipe que elaboram o Suap acompanharam o
lançamento de Salvador, pela videoconferência

 

A etapa inicial do primeiro módulo do Sistema Unificado de Administração Processual (Suap), o processo virtual, foi lançada oficialmente hoje, dia 10,  pelo presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, em Brasília, com a presença de representantes dos 24 regionais. Trata-se do Sistema Hermes de envio de correspondência no Poder Judiciário por meio de malote eletrônico, viabilizado por meio de um convênio entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que foi assinado durante a solenidade.

 

O TRT5 foi representado no evento, realizado no plenário do TST, pela vice-presidente, desembargadora Ana Lúcia Bezerra. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, também esteve presente. A implantação desse primeiro módulo será no dia 1º de maio, nas Varas do Trabalho de Paulínia, na jurisdição do TRT da 15ª Região (Campinas/SP). Depois o cronograma de implantação seguirá com as Varas do Trabalho de São Caetano do Sul (SP), Palmas (TO) e Caucaia (CE).

 

As primeiras telas do Suap foram apresentadas pelo desembargador do TRT5, Cláudio Brandão, que compõe a Comissão de Avaliação dos Projetos de Informatização da Justiça do Trabalho (Capi-JT), do CSJT, formada ainda pelos magistrados Milton Carlos Dutra ¿ TRT da 4ª Região, Rafael Edson Ribeiro ¿ TRT da 2ª Região, e Bráulio Gusmão ¿1ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais, Paraná.

 

O evento de lançamento do Suap foi transmitido por meio de videoconferência para todos os Tribunais Regionais do Trabalho. Em Salvador, acompanharam a solenidade três integrantes da equipe que está à disposição do CSJT atuando no detalhamento de cada atividade mapeada nas 1ª e 2ª instâncias para a elaboração das quatro etapas que vão compor o Suap: Helânia Demettino, do TRT5; Lara de Paula Jorge, do TRT15, e Sandro da Silva Lima, do TRT4 (foto). Eles estão trabalhando com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa encarregada de desenvolver a tecnologia do sistema.

 

O Suap é considerado, tecnicamente, como a ¿espinha dorsal¿ de todos os demais sistemas voltados para a integração digital e a informatização do processo judicial em toda a Justiça do Trabalho, que compreende o TST, o CSJT, 24 Tribunais Regionais e 1.378 Varas do Trabalho, e permitirá a padronização, a unificação e a integração de todo o controle de tramitação das ações trabalhistas, desde a Vara do Trabalho, onde é ajuizada a reclamação, até o TST, última instância recursal para a quase totalidade dos processos.

 

Ascom/TRT5 ¿ 10.02.2009