CSJT realiza III Simpósio de Gestão de Pessoas

Começou, nesta quarta-feira (22), em Brasília, o III Simpósio Nacional de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho. O tema do encontro é a gestão de pessoas por competências, modelo adotado para a Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, mediante a Resolução CSJT nº 92/2012. Do TRT da Bahia (5ª Região), participam a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Amoni Lavigne, e a diretora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, Gal Brandão.

 

O simpósio foi aberto pelo presidente do TRT da 8ª Região (PA-AP) e conselheiro do CSJT, desembargador José Maria Quadros de Alencar, relator do processo que resultou na edição da resolução, que discorreu sobre o tema principal do evento.

 

Inicialmente, o desembargador apresentou um panorama histórico do trabalho humano, com destaque para grandes mudanças de paradigma. "O modelo de gestão por competências que estamos implantando facilita essa caminhada na transição entre o modelo antigo, da especialização rígida, para o futuro, da especialização flexível", afirmou o magistrado, acrescentando que a implantação desse modelo é um desafio, mas que já é possível perceber resultados positivos onde está sendo utilizado, como é o caso da 8ª Região.

 

Após a abertura, o doutor em Psicologia do Trabalho Hugo Pena Brandão deu início ao curso Gestão de Pessoas por Competências: Conceitos e Práticas. A manhã foi dedicada a conceitos e aspectos teóricos relacionados ao modelo, que se propõe "a reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis na organização".

 

Na parte da tarde, o especialista fará uma abordagem instrumental, enfocando métodos e técnicas fundamentais para o mapeamento de competências, planejamento de ações recrutamento, seleção e desenvolvimento profissional, entre outros. Os participantes, indicados pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, também poderão fazer exercícios práticos. 

 

O segundo dia será dedicado a apresentações de experiências dos seis TRTs que já implantaram ou estão implantando o modelo de gestão por competências. O encontro será encerrado com a apresentação de proposta de metodologia de implantação e dos requisitos de solução tecnológica pelo comitê nacional de Gestão de Pessoas por Competências.

 

Ascom TRT5 e CSJT - 22/08/2012