Desembargadora Ana Lúcia Bezerra é a nova presidente do TRT5

 

 

A nova Mesa Diretora do Tribunal: desembargadores Vânia Chaves, corregedora regional; Ana Lúcia Bezerra, presidente; Raymundo Pinto, vice-presidente; e Delza Karr, vice-corregedora. Na segunda foto, a mesa da cerimônia de posse

 


Ao ser empossada como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) para o biênio 2009/2011, a desembargadora Ana Lúcia Bezerra assumiu como principais responsabilidades de sua gestão acessibilidade, inovação, responsabilidade sócio-ambiental, celeridade, efetividade, integração social, transparência, comunicação com o público externo, parcerias com instituições públicas e privadas e excelência na prestação dos serviços jurisdicionais. E destacou seu principal propósito: a execução do planejamento estratégico.

 

Mais de 600 pessoas participaram da cerimônia de posse, realizada no Salão Nobre da Reitoria de Ufba, no Canela, onde também tomaram posse os desembargadores Raymundo Pinto, como vice-presidente; Vânia Chaves, como corregedora regional, e Delza Karr, como vice-corregedora.

 

No discurso de posse, a presidente do Tribunal fez um paralelo entre Santo Inácio de Loyola (1491-1556) e o Poder Judiciário, lembrando que "assim como Inácio foi inicialmente preparado para buscar a paz pelos meios militares, nós, membros do Judiciário, seres humanos comuns, somos treinados para promover a paz social por meio das decisões jurisdicionais".


A desembargadora fez agradecimentos especiais a familiares, magistrados, amigos e servidores que a ajudaram ao longo de sua carreira como magistrada, iniciada em 1983, após 12 anos de atuação como advogada, e destacou o trabalho realizado pelo seu antecessor, desembargador Paulino Couto: "Deixou marcas que jamais serão esquecidas, e a principal delas surgirá visível, palpável, materializada na construção da nova sede da Justiça do Trabalho, com um projeto de autoria do renomado e visionário arquiteto João Filgueiras Lima, o Mestre Lelé", ressaltou a empossada.


A desembargadora Débora Machado saudou a nova dirigente do TRT5, relembrando seu percurso de vida e de magistrada, salientando algumas das suas qualidades e homenageando a mãe da nova presidente, Aurora Bezerra, presente à solenidade aos 94 anos. "Assim como dona Aurora, Ana Lúcia fez como disse a poeta Cora Coralina: quebrou pedras e plantou flores".


Também discursaram, desejando êxito aos novos dirigentes e reconhecendo os avanços conseguidos na última gestão, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Marcelo Cunha; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Viviane Leite, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia, Saul Quadros. No início da cerimônia foi executado o hino nacional pelos músicos Ana Paula Albuquerque, André Becker e Marcelo Gauter, da Orquestra Sinfônica e da Universidade Federal da Bahia.


Biênio anterior - Antes de transmitir o cargo de presidente, o desembargador Paulino Couto fez um breve balanço das realizações nos últimos dois anos, inclusive com a exibição de um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação sobre o biênio 2007/2009.


O desembargador ressaltou a ampliação do quadro de pessoal com a lei 11.963/2009, que criou 403 cargos e 136 funções comissionadas e já possibilitou a posse de 149 novos servidores; a realização do concurso público para servidores em 2008, tendo sido empossados 269 (contando com os novos cargos). Citou ainda a fixação do horário de funcionamento das varas do trabalho das 9h às 17h; a entrega de sete novos fóruns trabalhistas no interior do estado; o projeto da nova sede do TRT5 no CAB, assim como a inclusão de sua construção na Lei Orçamentária 2009 e a cessão do terreno pelo Governo Estadual.
 

Agradeceu aos servidores e magistrados que colaboraram para o sucesso de sua administração e ao governador Jaques Wagner, deputados e senadores que o ajudaram a viabilizar a sede do CAB e aprovação da lei de ampliação do quadro de servidores.


A mesa da cerimônia foi composta pelo desembargador Paulino Couto, pelo ministro Horácio Pires, do Tribunal Superior do Trabalho, representando o presidente do Órgão, ministro Milton de Moura França; pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Marcelo Cunha; pelo chefe de gabinete Fernando Schimdt, representando o governador Jaques Wagner (que compareceu informalmente antes da cerimônia para saudar os empossandos); pelo vice-prefeito, Edvaldo Brito, representando o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro; pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif; e pelo presidente da OAB-BA, Saul Quadros.


Compareceram à cerimônia o deputado federal Jairo Carneiro; o chefe da Procuradoria da República na Bahia, procurador Danilo Pinheiro Dias; os presidentes dos TRTs da 6ª , 13ª  e 20ª Regiões, desembargadores Eneida Melo, Edvaldo de Andrade e Ismênia Quadros, e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Sinésio Cabral Filho; além do juiz federal Luiz Salomão Viana, representando o diretor do Fórum da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Antonio Osvaldo Scarpa.


Também estiveram presentes os secretários estaduais de Justiça, Nélson Pelegrino; da Fazenda, Carlos Martins, e da Administração, Manoel Vitório.  Participaram ainda do evento o procurador do Município de Salvador, Pedro Guerra, o prefeito de Guanambi e ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, e o deputado estadual Luiz Augusto de Morais, entre outras autoridades.

 

Ascom TRT5 - 05.11.2009