Dia do Aposentado: TRT5 retoma programa de preparação

 

Nesta terça-feira (24) é comemorado o Dia do Aposentado, categoria que no TRT5 é encarada com atenção especial. Esse ano, a partir de junho, o Tribunal retoma o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), justamente com o objetivo de diminuir receios e esclarecer dúvidas relacionadas ao tema. O programa, que é desenvolvido pelo Serviço de Projetos Especiais, propõe novas formas de realizações para aqueles que contribuíram com o Tribunal, seja com atividades ainda ligadas à comunidade do Regional, - como é o caso da Associação dos Servidores Aposentados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (ASA5) - ou outros caminhos.


As atividades do PPA, que serão distribuídas ao longo de cinco meses, com dois encontros mensais, buscam envolver servidores que estão próximos de se aposentar ou que já se aposentaram. A programação deverá incluir palestras com psicólogos e outros profissionais da saúde, eventos motivacionais e apresentações a respeito de questões práticas, como legislação, integração social etc.


Segundo Milton dos Santos Jones Neto, chefe da Seção de Legislação de Pessoal do TRT5, quando se fala em aposentadoria, é preciso ter uma visão dos objetivos futuros e fortalecer os conhecimentos sobre o assunto, pois as mudanças vão além da rotina, envolvendo também o âmbito financeiro e jurídico. "O assunto tem que ser pensado desde o primeiro dia de trabalho. Sobretudo após as mudanças da legislação ocorridas em 1998 e em 2003".


ASSOCIAÇÃO - A ASA5 (foto), com sede no andar térreo do Edifício Médici, em Nazaré, já tem 20 anos de existência e conta atualmente com aproximadamente 400 associados. A entidade oferece serviços de assistência jurídica - não apenas aos associados, como também particular -, orientação para declaração de imposto de renda, além de viagens, eventos, cursos, convênios etc. Outra importante atuação da Associação é fiscalizar os benefícios obtidos pelos servidores da ativa para que sejam estendidos aos aposentados, desde que também tenham direito.


Edison Emanuel Pereira de Jesus, presidente da ASA5, observa que muitos dos associados encaram a aposentadoria como uma oportunidade para desenvolver atividades voluntárias, alguns entram para os clubes de terceira idade e outros se dedicam a fazer viagens. Ele cita como exemplo Hénel Silva, que colabora na coluna Dicas de Viagem no Boletim O ASA - informativo produzido pela entidade, onde compartilha os seus roteiros de viagem e as particularidades dos locais que visita.
 

Para o presidente da Associação, a aposentadoria é uma nova oportunidade para realizações. "Para mim em particular, nada alterou na minha rotina, e não me arrependo de ter me aposentado. Ocupo os momentos que seriam vagos atuando aqui na Associação. É minha forma de contribuição, e é uma maneira de compensar esses momentos, já que nem sempre é possível viajar. Sem contar que o convívio aqui é muito bom."


DATA - O 24 de janeiro foi escolhido para ser o Dia do Aposentado porque nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas aos funcionários do Governo Federal.

 

Antes da assinatura, aconteceram fatos importantes, como o primeiro ato que concedeu o direito à aposentadoria aos empregados dos Correios, em 23 de março de 1888. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos.


Ascom TRT5 (Andréia Pereira) - 24.01.2012

 

Leia mais:

Dia do Aposentado: juiz tira dúvidas sobre o sistema previdenciário