Dia do Cidadão: administração orienta trabalhadores com processos

 

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (2/10), junto à desembargadora Maria de Lourdes Linhares, ouvidora substituta, quatro inscritos em audiências do projeto Dia do Cidadão, que buscam esclarecer dúvidas em relação às questões apresentadas em seus processos. Dentre os presentes, esteve o senhor Antônio Gonçalves, que foi demitido por abandono das atividades pela empresa em que trabalhava. Ele nega a acusação e queria entender o andamento da ação.

 

O ex-empregado trabalhou em uma empresa privada de transporte coletivo, onde exerceu a atividade de motorista por 18 anos. Mesmo já aposentado por tempo de serviço, ele continuou trabalhando por opção. Em 2007, precisou fazer uma cirurgia no ombro direito (problema desenvolvido pelo trabalho repetitivo na empresa) e recebeu ordens médicas para repouso total. Segundo o ex-motorista, ele estava sob custódia do INSS e, por isso, não compareceu ao serviço, além de já ter sido encaminhado um Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) pela empresa. Mesmo assim, seu Antônio alega ter sido  demitido por justa causa.

 

Questionado pelo presidente se recebeu alguma notificação da empresa antes, ou durante a demissão, seu Antônio afirmou que só foi notificado depois de processado. A desembargadora Maria de Lourdes, após verificar o andamento do processo, informou que o mesmo já estava encaminhado para a finalização, e que em breve ele será notificado pela Secretaria da 39ª Vara do Trabalho.

 

O Dia do Cidadão tem a finalidade de abrir um canal de comunicação entre a sociedade e a administração do TRT5, atendendo a uma das diretrizes do planejamento estratégico do Regional. A iniciativa é realizada com as participações das coordenadorias de Ouvidoria e Projetos Especiais do Tribunal.

 

Secom TRT5 (Émille Cerqueira) - 3/10/2014