Dia dos Correios: agência do TRT5 presta serviços do BB

 

A agência dos Correios no TRT5 (foto) está realizando, desde o começo de 2012, serviços bancários para os clientes do Banco do Brasil. Por enquanto, são disponibilizados saques, depósitos, extratos e saldos, e a perspectiva é a de que, em breve, outras operações do BB possam ser executadas (recentemente existia parceria similar com o Bradesco). Além dessa inovação, a unidade oferece diversos outros serviços de qualidade e pode ser parabenizada nesta quarta (25), quando se comemora o Dia Nacional dos Correios e do Carteiro.

 

Instalada no Fórum Presidente Médici, a agência atende ao público do Tribunal e também à comunidade, das 9 às 17 horas. As atividades são executadas por duas atendentes, um ajudante interno e a gerente, Maria das Dores Alencar, que faz um relato emocionado da sua experiência pessoal de 20 anos no TRT: “O público daqui é maravilhoso, são como colegas de trabalho. O ambiente também é muito bom, pela segurança de estar no prédio do Tribunal”.

 

O atendimento ao público do TRT5 é diferenciado, baseado em dois contratos e um convênio com o Regional, sob supervisão da Secretaria Administrativa (SA) e do consultor comercial dos Correios. O serviço de correspondência geral, que é utilizado para o envio de notificações, convites, comunicados a outros tribunais e instituições etc., é oferecido ao Tribunal por um custo mínimo.

 

Cada unidade do Tribunal (varas, turmas, setores etc.) possui um cartão que permite o acesso ao sistema dos Correios. No ato da expedição, o sistema gera uma lista com os códigos de barras de cada item encaminhado, para ser impresso e colado na embalagem.(Quem é impresso? A lista? Quem é colado, a lista ou os códigos isoladamente?) Com esse código, as cartas podem ser acompanhadas pelo site dos Correios, dispensando o uso de ARs (Aviso de Recebimento) e de Carta Registrada, que custam mais caro.

 

Os Correios também participam da prestação dos serviços de malote e do Protocolo Integrado (Proint), que têm impacto nas áreas administrativa e judiciária do TRT5. No malote é feita a coleta e distribuição das correspondências internas do Tribunal, em  uma rotina diária, interligando capital, interior e o TST. Já o Proint é utilizado por advogados que se encontram fora de Salvador para garantir os prazos dos processos com o envio de petições ou documentos diretamente ao Tribunal. Os custos são pagos pelo remetente.

 

De acordo com a SA, o sedex deve ser utilizado apenas em necessidades urgentes (como envio de documentos importantes para outras cidades e em prazos curtos), já que tem custos elevados.

 

Em caso de dúvidas sobre as formas de envio ou de solicitação de cartão do correio, a SA deve ser contatada pelos ramais 3319-7806/ 7603. O endereço dos correios para pesquisa de correspondências é: http://www.correios.com.br/.

 

História - O Dia nacional do Carteiro é comemorado no dia 25 de janeiro porque nesta data, em 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte. Só a partir de 1835, a Empresa de Correios deu início à entrega de correspondências em domicílios. Em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.

 

Ascom TRT5 (Marília Aragão) - 24/01/2012