Dia Nacional do Surdo é comemorado pela Seção de Digitalização do TRT5

 

 

O Dia Nacional do Surdo foi comemorado nesta quinta (26/9), na Seção de Digitalização do TRT5, com um café da manhã que reuniu todos os 17 trabalhadores que atuam naquela unidade mediante convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado (Apada-Bahia). O evento contou também com servidores do TRT5 lotados na unidade. Segundo Muniqui da Silva Lopes, que integra a equipe da Apada, a data será marcada, ainda, por uma caminhada às 14 horas, a partir do Campo Grande até a Prefeitura, atividades culturais para crianças na sede da Apada (Rua Ilhéus, nº. 96 – Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho) no turno da tarde, e confraternização no Centro de Surdos da Bahia (Cesba, Rua Augusto Guimarães, 172, Barbalho ), às 17 horas.

 

Muniqui explicou que as maiores demandas da comunidade são a inserção no mercado de trabalho, instalação de projetos educacionais para crianças surdas e a presença de intérpretes no atendimento público, principalmente na área de saúde e em todos os ramos do Judiciário. O TRT5 disponibiliza aos beneficiários da gratuidade da Justiça a presença de intérpretes em audiências, além de ter capacitado servidores para uso da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com a integrante da Apada, infelizmente ainda há Tribunais que não oferecem o serviço.

 

Em depoimento na presença da intérprete que assessora a Seção de Digitalização, Rose Borges, e da sua colega Vera Lourdes de Oliveira (autora da foto acima), Muniqui revelou satisfação com o trabalho no TRT, principalmente pela oportunidade de aprender o uso de novas tecnologias. Ela já atuou em outras empresas e reconhece que o diferencial, no caso do Tribunal, é a aceitação, em seu quadro, de surdos com mais de 40 anos de idade. Rose, por sua vez, vê avanços na sociedade, nos últimos anos, iniciando a concretização de algumas reivindicações, como emprego, educação e atendimento público acessível.

 

DATA - Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), o dia 26 de setembro é celebrado como Dia Nacional do Surdo devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos.

 

 

 


Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 26/09/2013