Diário Eletrônico agiliza rotinas do TRT5

 

Após mais de dois meses disponível ao público, o Diário da Justiça Eletrônico, veículo on-line disponibilizado pelo TRT da 5ª Região em arquivos PDF, tem produzido economia e mudanças nas rotinas de trabalho do Regional. O novo Diário, que substituiu o impresso oficial em 3 de setembro, garantiu mais rapidez na circulação da informação e consolidou-se como o único veículo para publicação de notificações, portarias e outros atos.


Com uma previsão de eliminar gastos de aproximadamente R$ 1,1 milhão por ano no consumo de papel, energia e locação de equipamentos gráficos, o Diário trouxe também para o Departamento Gráfico do TRT5, responsável pela edição, uma redução significativa no volume de trabalho repetitivo.


O novo veículo exige do departamento somente a diagramação, isto é, a montagem na tela das matérias recebidas das unidades do Tribunal, que são divididas em três seções. Depois de gerado o arquivo PDF, ele é encaminhado à Secretaria de Informática (S.I.) para divulgação.


Na nova rotina deixou de existir a preocupação com o período de impressão e as unidades ganharam mais tempo para enviar suas notificações. O resultado foi a racionalização da jornada dos funcionários da Gráfica, que trabalhavam até altas horas para fazer o Diário chegar ao público no dia seguinte. Para Antônio Carlos Mata, que coordena os trabalhos no Departamento, a diminuição no estresse dos servidores é notável.


A edição de um veículo eletrônico também traz mais segurança na execução das tarefas. Uma simples correção da edição, que no caso do papel poderia gerar prejuízos, agora pode ser realizada mais facilmente, desde que o arquivo PDF ainda não tenha sido publicado.


O ambiente virtual possibilitou ainda a ampliação do espaço disponível para cada notificação. O volume de informações já não é mais uma limitação, como ocorria na versão impressa, nas quais as publicações tinham um limite de 30 páginas. Assim, foi possível aumentar o tamanho da letra e o espaçamento entre as linhas, gerando um maior conforto para o leitor, sem ampliar custos com papel ou outros impactos na produção.


No site do TRT, no mês de abril deste ano, quando ainda existia a versão impressa, cerca de 60 mil acessos foram feitos ao diário on line. Em outubro último, somente com a versão eletrônica vigente, registraram-se mais de 80 mil acessos. As edições contam com a credibilidade da certificação digital, sendo assinadas eletronicamente conforme os requisitos da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.


Somente a suspensão do contrato das máquinas que imprimiriam o antigo diário gerou, nos últimos quatro meses de 2007, uma economia de R$ 264 mil. Atualmente a Gráfica imprime cerca de 200 mil cópias por mês, mas são demandas relativas a formulários como autos de penhora e avaliação, certidões, livretos, regimento interno e produções eventuais, como cartões, convites e panfletos.


Recortes - Na Sercortes (Serviço de Recortes do Diário da Justiça), o funcionário Antônio Henrique Dias Filho, que trabalha há cerca de 30 anos na coleta de publicações oficiais dos tribunais para enviá-las aos advogados, afirma que a mudança foi para melhor. "Muito antes de a publicação ficar totalmente on line já usávamos a internet. É melhor e mais rápido, não precisa folhear e recortar manualmente. É só ir ao arquivo e selecionar", diz. (Ascom TRT5 - 14/11/2007)