Distribuição do TRT5 recebe orientação sobre inclusão de deficientes


 Dominique foi apresentada a todo o grupo da Distribuição e em seguida...

 


 ...deu dicas sobre a Lingua Brasileira de Sinais (Libras)

 

Na manhã da última terça- feira, dia 15, a Sessão de Estágio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do TRT5, realizou um momento de sensibilização da equipe do Serviço de Distribuição de Feitos de Salvador para a recepção à primeira estagiária portadora de deficiência auditiva da área judiciária, Dominique Rodrigues, de 16 anos, nível médio. Esse passo que o Tribunal dá para a inclusão foi possível após a realização do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para servidores e magistrados.

 

Na apresentação da nova integrante da Distribuição, a equipe da CDP distribuiu material didático, organizado para facilitar o convívio entre eles. O material é composto por um módulo Comunicando em Libras, e as apostilas Características da escrita do deficiente auditivo e Alfabeto em libras, além de uma relação de sites que abordam a questão da surdez.

 

Houve um debate sobre a surdez e as dificuldades enfrentadas pelo deficiente e sua família, explicação sobre o material distribuído, demonstração de alguns sinais, e algumas questões do pessoal do Serviço foram respondidas. A presença da mãe de Dominique foi importante no esclarecimento sobre como iniciar a comunicação. Em depoimento emocionado ela destacou que "a ignorância torna o preconceito possível", e lembrou que "todos nós temos deficiência, mas em algumas pessoas elas são mais evidentes".

 

Outro estagiário com deficiência auditiva já trabalhou no TRT5, mas na área administrativa do Tribunal. Antonio Queiroz permaneceu na CDP por seis meses e após concluir o ensino médio se empregou no Pólo, onde trabalha até hoje. A escolha da equipe da Distribuição para acolhida da primeira estagiária auditiva se deu pelo percurso do grupo e do seu diretor Carlos Eduardo de Almeida em acolher as diferenças, e por ser um setor de atividades internas, o que facilita as adaptações.

 

Está prevista para 2011, a formação de três novas turmas para o curso de Libras, sendo duas do curso básico e uma do curso avançado. As datas de inscrição e realização dos cursos serão divulgadas em tempo.

 

Ascom TRT5 - 16.03.2011
Não lave o carro com mangueira. Com o balde você poupa água do planeta e economiza no final do mês.