Documentos administrativos da Diretoria-Geral são classificados, avaliados e transferidos para arquivo intermediário

O diretor-geral Orocil Pedreira e os responsáveis pela Gestão Documental

A Coordenadoria de Gestão Documental e Memória concluiu o procedimento de classificação, avaliação e transferência dos documentos administrativos físicos na Diretoria-Geral. A ação fez parte do Projeto Piloto de Gestão Documental com o objetivo de criar o procedimento de Gestão Documental nas áreas administrativas do Tribunal.

A classificação e a avaliação são  funções essenciais da gestão documental. Essas operações técnicas possibilitam a transferência dos documentos da fase corrente (em uso) para a fase intermediária (pouco uso), além de possibilitar o recolhimento para a guarda permanente daqueles documentos administrativos que porventura possuam valor secundário.


O procedimento foi realizado pela equipe da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, composta do seu coordenador, Milton Jones, e pela servidora arquivista Milena Praxedes,  com base no Plano de Classificação e na Tabela de Temporalidade Administrativa deste Tribunal, contando com a decisiva colaboração dos servidores da Diretoria-Geral.

Armários de madeira do arquivo

Todos os documentos transferidos nesta ação serão digitalizados e disponibilizados para a unidade administrativa.

Com o êxito do projeto piloto, o procedimento de classificação, avaliação e transferência dos documentos administrativos físicos será paulatinamente estendido para as demais unidades administrativas deste Tribunal.  

Fonte: Coordenadoria de Gestão Documental e Memória - 17/10/2023